Ações de combate à fome em Curitiba no Tribuna Livre do CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 28/03/2024 07h10, última modificação 06/04/2024 14h20
Vereador João da 5 Irmãos convidou Thiago Cavichollo, um articulador regional de Segurança Alimentar e Nutricional, para falar de ações sociais como o Mesa Solidária.
Ações de combate à fome em Curitiba no Tribuna Livre do CMC Podcasts

João da 5 Irmãos e Thiago Cavichiollo ressaltaram ações como o Mesa Solidária e as hortas comunitárias. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A fome voltou a assolar a população brasileira, com a crise econômica e a pandemia de covid-19 sendo os principais agravantes dessa triste situação social. Segundo dados do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, divulgado pela Agência Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas sofrem com insegurança alimentar grave. O mesmo estudo constatou que 27 milhões das pessoas que passam fome no país vivem em cidades. Para combater essa realidade, o vereador João da 5 Irmãos (sem partido) apresentou, no Tribuna Livre do CMC Podcasts, estratégias e ações sociais para o combate à fome em Curitiba. 

O objetivo é ajudar a retirar o Brasil do Mapa da Fome, situação que o país tinha alcançado em 2014. Para enriquecer o debate, o vereador João da 5 Irmãos convidou Thiago Cavichiollo, um dos articuladores regionais de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. Além de políticas sociais, eles falaram de ações educativas na área nutricional. “É preciso educar para emancipar. Como aquele velho ditado, não somente dar o peixe, mas ensinar a pescar”, disse o vereador João da 5 Irmãos, ressaltando que essas ações educativas têm gerado oportunidade de emprego e renda.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube.

Instalações da Mesa Solidária na periferia de Curitiba

Servidor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Cavichiollo fez um histórico do Mesa Solidária, programa municipal que surgiu a partir do chamado Restaurante Popular. “O Mesa Solidária é [um espaço público] onde grupos de voluntários fazem ou trazem alimentos para serem servidos no local”, disse o servidor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). Além da atuação de pessoas voluntárias, ele destacou o trabalho conjunto com outras entidades, especialmente para ações educativas, como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e a FAS (Fundação de Assistência Social).

O vereador João da 5 Irmãos tem um histórico de combate à fome em Curitiba. Antes da sua atuação parlamentar, ele já liderava ações como o Verdura Solidária e o Chefe Solidário nos bairros do Cajuru e do Uberaba. Ele afirmou ser importante o poder público concentrar essas iniciativas sociais. Para exemplificar, ele contou que, certa vez, foi distribuir refeições próximo à rodoferroviária, mas, quando chegou ao local, as pessoas já tinham recebido alimentos de outros grupos. Cavichiollo esclareceu que os grupos voluntários de distribuição de alimentos devem procurar a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, seja pelo e-mail (smsan@curitiba.pr.gov.br) seja pelo telefone (41) 3350-3800. 

Além disso, Cavichiollo e João da 5 Irmãos ressaltaram a qualidade da alimentação do curitibano em geral. “Desembrulhar menos e descascar mais”, frisou o vereador. Cavichiollo explicou que Curitiba tem 168 hortas urbanas, divididas em três categorias: as escolares, as institucionais e as comunitárias. Para João da 5 Irmãos, as hortas comunitárias agregam resultados positivos em várias áreas: ambiental, nutricional, social e até de saúde mental. “As hortas comunitárias já salvaram muitas pessoas da depressão”, disse o vereador.

Curitiba assina o Pacto Brasil sem Fome

Com tantas ações importantes no combate à fome em Curitiba, o vereador João da 5 Irmãos ressaltou que o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Família, Wellington Dias, assinou, aqui em Curitiba, em agosto de 2023, o Pacto Brasil sem Fome. Para finalizar, ele salientou que Curitiba oferece bons exemplos para garantir a segurança alimentar em âmbito nacional. 

Assista ao programa clicando no banner abaixo:

Tribuna Livre do CMC Podcasts

O Tribuna Livre do CMC Podcasts é um espaço para os vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes para a cidade. Há também outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da CMC, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da Câmara de Curitiba. Há também o "Curitibou?", programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices.

 

Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati.
Supervisão do estágio: Alex Gruba.