113 anos da imigração japonesa são celebrados em solenidade na Câmara

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 18/06/2021 21h35, última modificação 19/06/2021 12h01
Iniciativa foi do gabinete parlamentar de Nori Seto, vereador descendente de imigrantes japoneses. Autoridades, público presente e homenageados assistiram a uma apresentação de tambores japoneses, do Grupo Wakaba Taiko.
113 anos da imigração japonesa são celebrados em solenidade na Câmara

A irmandade Brasil-Japão foi celebrada em solenidade virtual, transmitida pelas redes sociais do Legislativo. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Os 113 anos da imigração japonesa no Brasil foram celebrados em sessão solene virtual na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta sexta-feira (18). Por iniciativa de Nori Seto (PP), através do requerimento 061.00002.2021, a história dos primeiros moradores nikkeis do Paraná e de sua capital foram destacadas. O “pai da imigração”, Ryu Mizuno, também foi homenageado pelo vereador, que é descendente de japoneses e ex-presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba). 

Em seu pronunciamento, o parlamentar relembrou a chegada dos primeiros japoneses no país, em 18 de junho de 1908, a bordo do navio Kasato Maru, no Porto de Santos (SP). “Eram 781 imigrantes, liderados por Ryu Mizuno, que vieram trabalhar nas lavouras de café, do interior de São Paulo. Na bagagem, traziam a esperança de trabalhar muito, ganhar dinheiro e regressar ao Japão”, contou. No ano seguinte, em 1909, três imigrantes passaram por Curitiba, mas foi a partir de 1915 que famílias nipônicas começaram a se instalar definitivamente na capital. 

“Nesta noite, esta Casa de Leis homenageia a memória dos pioneiros, que abriram as portas da amizade entre o Brasil e o Japão, transpondo distâncias geográficas e diferenças culturais. Em Curitiba, os nipônicos chegaram há 109 anos. O convênio de irmandade entre o Paraná e a Província de Hyogo, assinado há 50 anos, aproximou ainda mais os dois povos”, continuou Nori Seto. Para ele, a data de hoje, 18 de junho, é um marco histórico tanto para a comunidade nikkei, como para toda a sociedade brasileira – e em especial a curitibana – que vivencia os reflexos da contribuição nipônica para o desenvolvimento e crescimento econômico. 

O vereador ainda lembrou de um ditado oriental ensinado por seu pai, Cláudio Seto, que trata do resgate e preservação da história de um povo: “somente respeitando os antepassados e as tradições, é que poderemos ter um futuro melhor”. E se comprometeu a continuar atuando, com orgulho, como representante da comunidade japonesa na Câmara Municipal. “Função que já foi exercida por outros vereadores que muito nos honraram com seu trabalho, entre eles Rui Hara, Júlio Ando e Nobuteru Matsuda, que estão participando desta solenidade. Isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade”, frisou. 

Masahiro Takagi, cônsul Geral do Japão em Curitiba, demonstrou satisfação com a visível contribuição dos japoneses e descendentes em vários segmentos, como desenvolvimento econômico sustentável, planejamento urbano moderno e funcional, educação de qualidade e tecnologia; além da convivência harmoniosa com outras comunidades de imigrantes. Rui Hara, ex-vereador de Curitiba, e representando todos os ex-parlamentares nikkeis, também participou da solenidade e externou o “orgulho pelo momento”. “Só temos gratidão. Nossa comunidade se sente vencedora nesse país. Hoje atuamos em vários setores da sociedade: ciência, política, cultura. Quero render nossa homenagem ao saudoso Cláudio Seto, pai do Nori Seto, que foi um grande incentivador da cultura japonesa na cidade e foi criado dos Matsuris. Já são 30 edições dos Matsuris. Isso é importante para manter a cultura viva”, comemorou. 

“Tenho satisfação em representar hoje uma comunidade tão importante para o Paraná. Somos brasileiros, nascido aqui e também absorvemos e temos um respeito muito grande pela cultura brasileira, e fazemos nossas adaptações, um pouco daqui, um pouco dali, e isso é o que engrandece nossa colônia”, afirmou Roberto Yosida, presidente do Nikkei Curitiba e do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Nobuyuki Nagata, diretor-presidente do Governo da Província de Hyogo-Japão no Brasil, ressaltou que os imigrantes japoneses são orgulho do país e que eles venceram as dificuldades no Brasil para se tornarem uma comunidade forte. 

Deputado estadual Coronel Lee (PSL) afirmou ser uma honra testemunhar mais um aniversário de imigração de seus ancestrais. “Eles nos honraram com sua coragem para enfrentar o desconhecido e mostraram que nosso povo é forjado pela honra, força e coragem.” “Atualmente já somos mais de 2 milhões de japoneses e descendentes, somos a maior comunidade nikkei fora do Japão”, complementou Luiz Oyama, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), ao lembrar que seu pai decidiu migrar para o Brasil, após a II Guerra Mundial, para buscar um “grande país, onde não havia guerra”.

“Todos fazemos nossa história e a nossa história faz parte dos nossos ancestrais. E a gente tem a visão dos japoneses, a disciplina, os valores, o respeito, é uma somatória que vocês agregaram para a gente há 113 anos”, disse o vereador Mauro Bobato (Pode), em homenagem à comunidade nipônica. “É um cultura que nos inspira, através do trabalho, da honra, da coragem”, emendou João da 5 Irmãos (PSL), ao relatar que têm amigos da comunidade nikkei. “São 113 anos de história, de crescimento e de valorização do povo japonês. Viva a colônia japonesa”, completou Pastor Marciano Alves (Republicanos). 

A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; e o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, enviaram vídeos em homenagem aos 113 anos da imigração japonesa. Todos destacaram a importância da irmandade entre Japão e Brasil. Também participaram da solenidade o ex-vereador Bruno Pessuti, representando o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; Laura Tamaru, representando o deputado federal Luis Nishimori (PL-PR).

Personalidades homenageadas
Nori Seto também fez questão de destacar a história de alguns imigrantes que vieram para Curitiba décadas atrás e contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Ryu Mizuno, considerado o “pai da imigração”, foi homenageado por meio de seu filho Ryusaburo Mizuno. Ele foi presidente da Companhia Imperial de Emigração Japonesa,  responsável pela vinda da primeira geração de imigrantes, que chegou ao Brasil, em 18 de junho de 1908, a bordo do Kasato Maru. “O empresário Ryu Mizuno chegou a morar alguns anos em Curitiba. Chegou em 1924 com a família e morou numa chácara no bairro Mercês. Inclusive, teve uma filha, que por amor à nossa cidade, deu o nome de Curitya, que infelizmente faleceu ainda criança”, contou o vereador.

Shojiro, de 95 anos, e Keiko Oshima, de 88, imigrantes da Província de Kumamoto, também foram agraciados na solenidade. Seto relatou que o casal chegou ao Brasil em 1958, para morar no interior do Paraná e veio para a capital em 1970. Já em reconhecimento à todas as mulheres nikkeis, o parlamentar assinou diploma para homenagear a trajetória de Tizuco Inoue, presidente do Fujinkai, o Departamento das Senhoras, que atua na organização dos eventos do Nikkei Curitiba e na preservação da cultura através do odori (dança tradicional japonesa).

A sessão solene em homenagem aos 113 anos da imigração japonesa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Legislativo e está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube. Ao final da solenidade, as autoridades, público presente e homenageados assistiram a uma apresentação de tambores japoneses, do Grupo Wakaba Taiko. Para conferir todas as imagens da solenidade, acesse o Flickr da CMC