1º Encontro de Chefes de Gabinete é realizado na Câmara de Curitiba

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 10/11/2022 17h25, última modificação 10/11/2022 17h47
Organizado pelos mandatos, o evento teve como objetivo integrar os chefes de gabinete da CMC e promover a troca de experiências.
1º Encontro de Chefes de Gabinete é realizado na Câmara de Curitiba

O objetivo do encontro foi promover a integração e compartilhar conhecimentos. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu espaço para a realização do 1º Encontro de Chefes de Gabinete. Organizado pelos mandatos parlamentares, o objetivo da iniciativa é criar um espaço de troca de experiências e de diálogo, por meio da integração dos chefes dos gabinetes da CMC - que ocupam o maior cargo da estrutura parlamentar do Legislativo.

Segundo a chefe do gabinete de Herivelto Oliveira (Cidadania) e idealizadora do evento, Cristina Lachica, a ideia surgiu após pequenos encontros com o setor de Recursos Humanos (RH). “Percebi que nós temos pessoas com muita experiência e com pouca experiência. Então seria bacana ampliar; ao invés de grupos pequenos, fazer uma conversa com todos”, explicou ela.

O encontro contou com a participação de dois palestrantes: Carlos Lima, chefe de gabinete da vereadora Noemia Rocha (MDB), e Luiza Simonelli, chefe de gabinete de Marcos Vieira (PDT). “É para somar conhecimento, trocar experiências e se ajudar como equipe da Câmara. Apesar das diferenças, nós como chefes de gabinete, que trabalham em prol da CMC como um todo, não precisamos ficar cada um no seu cantinho”, afirmou Lachica, sobre os objetivos do evento.

Em sua fala, Luiza Simonelli ressaltou que o trabalho do chefe de gabinete é “ser a alma do gabinete”: “acolher, reunir, ouvir e orientar”, explicou. Ela também contou como vê que a experiência política torna a pessoa mais “casca grossa”. Já Carlos Lima - depois de fazer todo mundo dançar “Cada Um No Seu Quadrado” - falou sobre não ser omisso: “ter autorresponsabilidade e atenção total". "Quem comanda não pode ser o último a conhecer”, insistiu.

Na próxima edição, Cristina Lachica adianta que a intenção é trazer profissionais de fora da CMC para falar aos chefes de gabinete sobre temas variados, uma vez que eles têm que gerenciar os mandatos, coordenando as assessorias, tratando da representação do vereador, "e até mesmo responder por este, quando ele não estiver presente".

O 1º Encontro de Chefes de Gabinete ocorreu no auditório do anexo 2 da CMC, às 15h. Confira as fotos em nosso Flickr:

10/11/2022 - Encontro de Chefes de Gabinete da Câmara Municipal de Curitiba

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva