CMC e Sebrae debatem desafios econômicos no pós-pandemia

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 06/04/2022 17h25, última modificação 07/04/2022 16h07
A convite de Mauro Bobato, representantes da entidade participaram, nesta quarta-feira (6), da Tribuna Livre da CMC.
  CMC e Sebrae debatem desafios econômicos no pós-pandemia

Mauro Bobato e Márcio Barros posam com os convidados desta quarta-feira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O incentivo ao empreendedorismo, ao micro e aos pequenos empresários esteve em pauta, nesta quarta-feira (6), na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A convite do vereador Mauro Bobato (Pode), o Legislativo recebeu o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vitor Roberto Tioqueta, e o gerente regional da entidade, Joailson Agostinho. 

Na saudação aos convidados, Bobato destacou a parceria entre a Regional Curitiba do Sebrae e o Município. A orientação disponibilizada aos microempreendedores e aos pequenos empresários, para ele, é uma das ferramentas que podem impulsionar a retomada econômica da cidade no pós-pandemia. “Quem tem que resolver os problemas na vida é a gente mesmo. E o Sebrae é uma ferramenta".

Em atividade há 50 anos, a Regional Curitiba do Sebrae abrange não só a capital, mas também os municípios da Região Metropolitana, do litoral e do Vale do Ribeira. Segundo Tioqueta, o Sebrae atendeu 368.920 pequenos negócios em todo o Paraná, em 2021. O estado, conforme o diretor, só ficou atrás de São Paulo. 

>> Assista à Tribuna Livre na íntegra. 

Na cidade de Curitiba, a meta é chegar a 75 mil atendimentos em 2022 - um aumento de 263% em comparação ao ano passado. Para atingir esse objetivo, explicou Agostinho, uma das estratégias é a implantação de cinco escritórios voltados aos atendimentos nos bairros, conforme as características levantadas em cada região. Outra ideia é instalar, em parceria com entidades privadas, pelo menos dez Pontos de Atendimento ao Empreendedor. “O Sebrae não trabalha sozinho. Viemos para somar”, afirmou o gerente regional. 

Acesso ao crédito

No espaço aberto para a participação dos vereadores, Tioqueta ressaltou o papel do Legislativo para a desburocratização de processos e a aprovação de leis como a do Fundo de Aval, discutida em 2020. A Prefeitura de Curitiba, após o aval dos vereadores, aportou R$ 10 milhões para atuar como a garantidora de financiamentos. O orador lembrou que o acesso ao crédito é um dos principais problemas enfrentados pelos pequenos negócios no começo da pandemia

“O crédito sozinho não resolve o problema”, ponderou. De acordo com ele, existem outros empecilhos a serem superados, como a apresentação das certidões negativas. Outro desafio seria a mudança de cultura. Tioqueta deu como exemplo a dificuldade que muitas empresas tiveram na adaptação às plataformas digitais, em 2020, e que agora enfrentam na retomada presencial. 

Conforme o diretor, 98% das empresas atendidas pelo Sebrae, em 2021, “estão vivas”. Ele revelou que a Regional Curitiba do Sebrae tem discutido outras propostas com o Executivo, como o incentivo à contratação dos microempreendedores e pequenos negócios nas licitações. “Isso faz com que o dinheiro gire no Município”, declarou. 

Turismo regional

A importância da integração da capital com a região metropolitana foi outro tópico levantado pelos parlamentares. As restrições pela pandemia, observou Tioqueta, impulsionaram o turismo na Região Metropolitana. “Isso fez com que se criasse diversos roteiros turísticos, que estão crescendo mais ainda".

Já entre as dificuldades enfrentadas pelo Sebrae foi citada a limitação para as despesas com pessoal. Agostinho ponderou que a entidade tem acesso a números, mas que o que falta é “bater na porta [das empresas] e conhecer as realidades”, para a partir daí traçar estratégias. “Muitos ainda não entendem que nós existimos para ele, que use, venha, não tenha receio”, acrescentou. 

Participaram do debate com os convidados, além de Bobato, os vereadores Dalton Borba (PDT), Indiara Barbosa (Novo), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Leonidas Dias (Solidariedade), Marcelo Fachinello (PSC), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP) e Serginho do Posto (União). Gestora da Linha de Empreendedorismo e Gestão da Regional Curitiba do Sebrae no Paraná, Caren Santos também acompanhou a Tribuna Livre. Acesse, no Flickr da CMC, o álbum de fotografias da atividade desta semana.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

Confira, no site institucional, os assuntos já discutidos nas Tribunas Livres de 2022.