Vereadora Camilla Gonda (PSB)  |  1º mandato (2025-2028)

Perfil, contato, comissões das quais participa, projetos e notícias

Camilla Gonda (PSB)

Outras informações sobre Camilla Gonda

PartidoPartido Socialista Brasileiro (PSB)   logo_psb_70_40.png
Legislaturas
  • 19ª (2025-2028)
Comissões das quais participa
  • Comissão de Constituição e Justiça
Frentes parlamentares das quais participa
  • Frente Parlamentar da Gastronomia e do Turismo
  • Frente Parlamentar de Segurança Alimentar
  • Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas
GabineteAnexo II, Térreo, sala 2, com acesso pela rua Visconde de Guarapuava
Telefones3350-4549 (4550 a 4554)
Site/e-mailcamilla.gonda@cmc.pr.gov.br
Redes SociaisFacebook íconeInsta.pngXÍcone Linkedin
Liderança ou função específica
  • Segunda-vice-corregedora da CMC
  • Líder do bloco PT-PSB-PSOL
  • Líder do PSB
Nome civil/nascimentoCamilla de Moraes Gonda; Curitiba (PR), 14/10/2000
Resultados eleitorais
  • 2024 (3.062 votos - PSB)
Alterações de filiação partidária na atual legislaturaNenhuma até o momento.


Confira a trajetória e as bandeiras defendidas pela vereadora no podcast Você me representa.

PERFIL DA VEREADORA

Camilla Gonda é a vereadora mulher mais jovem da atual legislatura. Foi eleita pelo PSB com 3.062 votos para o 1º mandato. É a 2ª vice-corregedora da CMC.

Natural de Curitiba (PR), Camilla de Moraes Gonda nasceu em 14 de outubro de 2000, foi criada no bairro Capão Raso, na região sul, onde reside até hoje. Em seu primeiro mandato, é a vereadora mais jovem da 19ª Legislatura, tendo tomado posse aos 24 anos de idade. É formada em Direito pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e mestranda em Ciência Política pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), onde também atua como pesquisadora.

Fundadora do Movimento Por mais Elas na Política, sua história de formação política e social começou na infância. “Aos oito anos, realizei trabalhos publicitários e artísticos que lhe renderam, além de conhecimentos, um senso de responsabilidade precoce e experiência com atividades remuneradas. Fiz cursos de dança, música e teatro que também me renderam indicações e premiações. De família sem sobrenome político, tive o interesse pela política despertado desde o ensino médio, onde atuei no movimento estudantil e com ativismo social”, conta a parlamentar.

Declarada de esquerda, antes de ser eleita, Camilla Gonda participou do Programa Parlamento Universitário, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Coordenadora do Núcleo de Direito Eleitoral da PUC-PR e presidente da Juventude Municipal do PDT (Partido Democrático Trabalhista), também é autora de artigos sobre democracia, mulheres e campanha eleitoral. Em 2019, foi escolhida no Brasil como uma das 100 pessoas a serem líderes da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), título que garante um selo de qualidade a futuros políticos.

Ainda com experiências como a assessora de pós-graduação no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e estagiária na própria Câmara de Curitiba e na Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), a vereadora conquistou sua vaga no Legislativo em 2024 com 3.062 votos, pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). Sua atuação é voltada à defesa dos direitos da juventude, das mulheres e por uma educação de qualidade. Hoje, é a segunda-vice-corregedora da CMC e líder do bloco PT/PSB/PSOL.

» Biografia elaborada pela Diretoria de Comunicação Social (DCS).