Visita à Presidência: CMC recebe o deputado federal Aroldo Martins

por Marcio Silva publicado 30/08/2021 12h26, última modificação 30/08/2021 12h26
O parlamentar contou sobre seu trabalho no Congresso Nacional e o empenho pelo reconhecimento da profissão de optometrista.
Visita à Presidência: CMC recebe o deputado federal Aroldo Martins

Parlamentar federal foi recebido pelo presidente Tico Kuzma e pelo correligionário Osias Moraes. (Foto: divulgação/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta segunda-feira (30), a visita do deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR). O parlamentar foi recepcionado pelo presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros). Também participou do encontro o vereador Osias Moraes (Republicanos). Na visita de cortesia, Martins falou sobre o trabalho que tem desenvolvido em Brasília, especialmente sua atuação na defesa dos municípios paranaenses.

Kuzma agradeceu pela presença de Aroldo Martins e destacou a importância do diálogo entre as instituições para qualificar a prestação dos serviços públicos, principalmente às pessoas mais vulneráveis. Durante o encontro, o deputado aproveitou para destacar os esforços que têm feito na busca da regulamentação da profissão de optometrista, “com o objetivo de  melhorar a saúde da visão dos brasileiros”, e a inclusão da optometria na Rede de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Nossa luta é para que a profissão seja regulamentada e a legalização se dê através de curso superior, bacharelado, a exemplo do que já acontece no estado de Santa Catarina. O povo só tem a ganhar. Muitas pessoas esperam no SUS por uma consulta oftalmológica por muito tempo, e quando conseguem, a doença dos olhos já está pior, talvez sem condições de tratamento, perdendo até a visão. A inclusão do optometrista vai colaborar muito”, ressaltou o republicano.

Sobre o tema da saúde visual
Em 2020, representantes dos optometristas foram recebidos na CMC para apresentarem suas demandas (relembre aqui). O tema da saúde visual primária motivou aprovação, em abril deste ano, da lei do Março Verde, de iniciativa de Moraes e Pastor Marciano Alves (Republicanos).