Vice-governador será cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 01/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h19

A Câmara de Curitiba aprovou nesta-terça feira (1º), por unaminidade, projeto de lei do vereador Paulo Salamuni (PMDB), que concede título de Cidadão Honorário ao vice-governador Orlando Pessuti.
O homenageado nasceu em Califórnia, Paraná, em 1953, graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1978. Prestou concurso para a Emater, de onde é funcionário licenciado. Em 1982, acreditou ser a hora de trabalhar em defesa do homem do campo, porque como filho de agricultores sentiu a necessidade de ajudar as famílias rurais.
Carreira política
Candidatou-se a deputado estadual, sendo o primeiro representante da região Central à Assembléia Legislativa. Foi reeleito em 1986,1990, 1994 e 1998, ocupando, assim, durante 25 anos consecutivos, uma cadeira no Legislativo estadual.
Na Assembléia, foi 2º vice-presidente em 1989, líder do governo Roberto Requião em 1991/1992, presidente da Comissão de Agricultura em 1993 e da Comissão Especial da Lei Orgânica dos Municípios, em 1985. Eleito presidente da Assembléia em 1993, ocupou o cargo de governador interino.
Foi autor de vários projetos importantes, como o da Lei Agrícola Estadual, da Fauna, dos Agrotóxicos, dos Marcos e Divisas, do Reciclável, LER, Auditorias Ambientais, do que criou a região administrativa de Ivaiporã, além de ser co-autor de inúmeros outras propostas. Lutou contra a venda da Copel, Banestado, contra a cobrança de pedágio e da água usada pelo produtor rural.
O homenagedo é, também, membro do Comitê Executivo da Confederação das Américas, vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento.
Segundo Salamuni, o homenageado é uma das pessoas mais afáveis da política do nosso Estado. Já o vereador Jônatas Pirkiel (PL) comentou que “Pessuti só construiu amigos ao longo da carreira parlamentar e sempre manteve conduta irrepreensível. Comentários como “pessoa brilhante, despreendida, conciliadora, cordial, de forte discurso e carisma foram feitos pelos vereadores Luiz Ernesto (PSDB), Julieta Reis (PFL), André Passos (PT), Nilton Brandão (PT), Pedro Paulo (PT), Nely Almeida (PSDB), Angelo Batista (PP), ao descreverem o perfil do vice-governador.