Viaduto do Orleans, Ponte Preta e mais notas do dia 3 de maio

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 03/05/2023 16h05, última modificação 03/05/2023 16h19
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Viaduto do Orleans, Ponte Preta e mais notas do dia 3 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 3 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Viaduto do Orleans I
Mauro Ignácio (União) retomou o debate sobre investimentos da União na capital do Paraná. "O que me traz aqui novamente é a busca de sensibilidade do governo federal com os interesses da nossa população curitibana. Ontem nós aprovamos aqui o convite ao diretor [superintendente] do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte], Cristiano Machado, para que ele dê explicações sobre obras no entorno das marginais, que são de responsabilidade federal", disse. "E hoje eu trago um velho assunto, que é o viaduto do Orleans, que está sob a BR-277, sentido Ponta Grossa, e que é uma demanda que a gente tem pautado, tem dado visibilidade através do nosso mandato. Mas quando a coisa parece que está para acontecer, ela não acontece", ressaltou Ignácio.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Viaduto do Orleans II
"Fomos surpreendidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] dizendo que teria que ter, pelo menos, mais duas vias de acesso ao futuro viaduto, uma rotatória no caso, e que isso inviabilizaria o projeto. Eu fiz, após isso, mais quatro pedidos de informações para anexar ao dossiê, que eu já apresentei aqui a vocês e tem mais de 100 páginas", continuou Ignácio (074.00019.2023). Alguns dos questionamentos são sobre os apontamentos ao pré-projeto da rotatória elevada, às restrições que impediriam sua execução e à dúvida sobre a existência de alguma sugestão para a solução dos constantes congestionamentos na região.

Viaduto do Orleans III
Para Ignácio, é necessário ter "uma definição política". "O governador do Estado, Ratinho Junior, o prefeito Rafael Greca, o nosso vice-prefeito e secretário da Cidades, Eduardo Pimentel, todos nós precisamos sentar à mesa e dar o encaminhamento [às medidas necessárias]. A população nos cobra isso, me cobra isso, e eu, que tenho dado visibilidade a essa demanda, sou o primeiro que apanha e o último que fica tendo uma informação [sobre o assunto], porque geralmente a informação que a gente obtém é via imprensa", reclamou.

Ponte Preta*
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) exibiu em plenário um vídeo sobre os novos sinalizadores de altura que ele sugere que sejam utilizados em Curitiba, na tradicional Ponte Preta, onde recorrentemente surgem ocorrências com veículos cuja altura não é compatível com a passagem.Fiz a sugestão para o Setran sobre a instalação destas novas placas de sinalização e ,hoje (3) pela manhã, mais um caminhão ficou preso na ponte”, informou Herivelto. A Ponte Preta foi desativada nos anos 1970 devido à inauguração da nova estação rodoferroviária. Atualmente ela é tombada como patrimônio histórico estadual.

Celebrações do dia*
Oscalino do Povo (PP) registrou as comemorações pelo aniversário do vereador Mauro Bobato (Podemos), celebrado nesta quarta-feira (3), e também pelos 30 anos da Fundação de Ação Social (FAS), no último sábado (29). “O trabalho dessa instituição é fundamental e contribui para a condução das pessoas que, atualmente, encontram-se em dificuldades. Ela dá uma chance de obter oportunidade e qualidade de vida”, parabenizou Oscalino.

UPA CIC*
O vereador Zezinho Sabará (União) solicitou o apoio da Comissão de Saúde para solucionar os problemas enfrentados pela população com as filas de espera que, conforme relatos trazidos pelo parlamentar, "chegam a 8 horas [de espera]", na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do CIC. O presidente da comissão, o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), informou que houve visita à unidade e que os trabalhos para solução dos problemas estão sendo fiscalizados. Ainda referente ao tema, o vereador Dalton Borba (PDT) ressaltou ter sido muito bem atendido na Unidade de Saúde.

Rede de ensino*
Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre os recursos disponíveis para a realização de obras de melhorias na infraestrutura de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O parlamentar ainda questiona quantas e quais escolas foram beneficiadas com reformas no período de 2010 a 2022 (062.00293.2023).

Registros da sessão I*
O presidente Marcelo Fachinello (PSC) lembrou que hoje (3 de maio) é celebrado o Dia do Taquígrafo, que é o profissional capaz de escrever, por meio de sinais convencionais, a uma velocidade bem mais elevada que a escrita comum, reproduzindo, em texto escrito e com fidelidade, as palavras de um orador.

Registros da sessão II*
Ainda em comunicado à Casa, Fachinello informou aos vereadores que os acessos deles aos estacionamentos de veículos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) agora serão feitos através de tags - adesivos que serão fixados no vidro dianteiro dos veículos, disponibilizadas aos gabinetes.

Registros da sessão III*
Angelo Vanhoni (PT) informou que a Frente Parlamentar do Carnaval e do Samba alterou a data de sua reunião, para eleger presidente e vice, para a próxima segunda-feira (8), após a sessão plenária.

Registros da sessão IV*
O vereador Tico Kuzma (PSD) convidou todos vereadores para audiência pública com o tema "Segurança nas escolas", nesta quinta-feira (4), às 14h, no auditório do Anexo 2 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Haverá transmissão pelas redes sociais.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques