Viaduto, câncer, ônibus e mais notas do dia 8 de março

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 08/03/2023 16h39, última modificação 08/03/2023 16h39
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Viaduto, câncer, ônibus e mais notas do dia 8 de março

Notas da sessão plenária de 8 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Viaduto*
O "aniversário" de interdição, neste mês de março, do viaduto localizado no bairro Alto Boqueirão, foi citado em plenário pelo vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade). “Há um ano a ponte foi bloqueada. Com a interdição, moradores e comerciantes enfrentam problemas na ligação entre os bairros Osternack e Alto Boqueirão”, destacou. A ponte, localizada ao lado do zoológico, foi bloqueada após um levantamento do Ippuc, que apontou fragilidade estrutural em um dos pilares de apoio. “Peço que a prefeitura dê uma atenção especial para essa situação que tanto prejudica a região”, pediu o vereador.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Câncer*
“O Paraná deve registrar em 2023 um novo caso de câncer a cada 15 minutos”, destacou o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), que citou projetos apresentados em outros estados e municípios que já criaram leis no sentido de poupar as pessoas com câncer do pagamento de impostos. No dia 2 de março, o parlamentar apresentou projeto de lei que irá discutir a concessão de isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pessoas com câncer (saiba mais).

Ônibus*
O aumento da tarifa de ônibus para R$ 6, na última quarta-feira (1°), levou a vereadora Amália Tortato (Novo) à tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no início da sessão plenária. Durante o pequeno expediente, a vereadora exibiu um vídeo de uma dinâmica realizada na rua XV em que mostra o descontentamento da população com o preço da tarifa do transporte público. “Existem outras alternativas para que a passagem seja mais barata e fomos às ruas perguntar à população o que eles acham”, disse a parlamentar, que defende a mudança da identidade visual nos ônibus do transporte para possibilitar o uso de publicidade nos veículos.

Sessão Solene*
Tito Zeglin (PDT) destacou em plenário a sessão solene, da última terça-feira (7), promovida pela CMC, que concedeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao ex-governador do Paraná Orlando Pessuti. “Em tempo, [foi] uma sessão brilhante, com várias autoridades presentes. Agradeço a oportunidade de ter presidido tão importante sessão. Orlando Pessuti é motivo de orgulho para nós da cidade de Curitiba”, finalizou.

Vagas de EstaR*
Em pedido de informações oficiais à Urbanização de Curitiba (Urbs), a vereadora Amália Tortato (Novo) pergunta o motivo da implementação de vagas regulamentadas em mais de 40 ruas dos bairros Portão e Água. A vereadora alega ter recebido reclamações de moradores e comerciantes da região (062.00143.2023).

Obras*
Informações sobre os prazos para conclusão das obras que estão sendo realizadas na rua Oliveira Viana, no bairro Hauer, fazem parte do pedido do vereador Nori Seto (PP) à Secretaria Municipal de Obras Públicas. O vereador alega estar recebendo reclamações de moradores da região quanto a problemas para acessos às vias da região (062.00144.2023).

Livros*
Professor Euler (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a falta de livros didáticos para o ano letivo de 2023 nas escolas do município. O vereador pede ainda esclarecimentos quanto ao processo de compras dos livros e a previsão para que todos os alunos recebam o material didático (062.00145.2023).

Políticas pública*
Dalton Borba (PDT) pede informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre a portaria 4072/2022 que dispõe sobre as ações do programa de proteção e promoção da saúde menstrual. O vereador quer saber ainda se o município recebeu algum incentivo financeiro federal para a aplicação e execução do programa (062.00146.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba