Vereadores sugerem novas regras para corridas de rua em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 01/04/2024 17h50, última modificação 01/04/2024 17h57
Sugestão da Câmara à Prefeitura de Curitiba propõe que o próximo edital de chamamento público flexibilize regras das corridas de rua.
Vereadores sugerem novas regras para corridas de rua em Curitiba

Marcelo Fachinello explicou que as propostas foram discutidas com organizadores das provas e o poder público. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) discutiu, nesta segunda-feira (1º), propostas para melhorar a organização das corridas de rua na capital paranaense. Apresentada pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode) e aprovada pelo plenário, a indicação de sugestão à Prefeitura pede que o próximo edital de chamamento público, instrumento jurídico que disciplina a realização das provas, traga regras flexibilizadas e inove em outros pontos.

Segundo Fachinello, as melhorias para o próximo edital foram discutidas com representantes das empresas que promovem as corridas de rua, das polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da própria Prefeitura.O atual chamamento público, explicou, está no último ano.

A sugestão é que o edital mantenha a validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período; que inclua as polícias Militar, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros no chamamento público; que o mesmo seja publicado “com significativa antecedência do seu prazo de vigência”, bem como a divulgação das datas das corridas e seus percursos. Outras ideias são que as provas com distâncias acima de 12 km sejam o único evento na data em que ocorrerem e que haja a permissão de provas aos sábados à noite, com largada a partir das 20h e uso de equipamento de som (205.00111.2024).

À noite, defendeu Fachinello, o movimento nas ruas da cidade é menor, e as pessoas que gostam de dormir até mais tarde não teriam prejuízo. “Nós já fizemos um estudo bem amplo junto à Secretaria do Meio Ambiente para permitir a utilização de caixas de som antes da largada, durante a prova, bem como nas premiações”, completou o autor. “Nosso intuito realmente é este, sugerir, levar boas ideias para que, no momento que um novo edital de chamamento público seja confeccionado, que estas ideias sejam contempladas.”

No debate da sugestão, Sidnei Toaldo (PRD) comentou que corridas realizadas no período da manhã “têm causado alguns problemas, […] a gente tem visto que as pessoas têm se incomodado um pouco”, gerando dificuldades aos organizadores dos eventos esportivos. Em resposta a Herivelto Oliveira (Cidadania), Fachinello explicou que as provas não costumam ser realizadas no período da tarde devido ao calor. A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) também participou da discussão, em apoio às medidas propostas.

Sugestões para área do meio ambiente em Curitiba

Eder Borges (PP) defendeu sugestão de sua autoria que pede ao Executivo a revitalização do entorno da área de preservação ambiental e proteção localizada na rua Frederico Stella, no bairro Cachoeira, na divisa com o município de Almirante Tamandaré. “Eu não sei mais o que fazer. Eu já conversei algumas vezes com a Regional Boa Vista, conversei com a Secretaria do Meio Ambiente, e providências não são tomadas”, relatou.

Conforme o parlamentar, a área de preservação tem focos de dengue, devido ao acúmulo de lixo, e corre o risco de ser invadida, motivando “inúmeros protocolos” à Central 156. A sugestão é para que a revitalização contemple a retirada dos resíduos, a manutenção da iluminação pública e a vedação do terreno (205.00104.2024).

Borges também afirmou que os moradores da região planejam um mutirão de limpeza, no próximo fim de semana. “Fica chato, já tem que pagar tanto imposto, sobe o IPTU e as pessoas têm ainda que fazer o serviço que a Prefeitura não faz. É uma questão de saúde, é uma questão sanitária”, criticou o autor da indicação ao Poder Executivo.

De Serginho do Posto (sem partido), os vereadores avalizaram outra sugestão ao Executivo voltada à área do meio ambiente. O pedido é para que região do bairro Tarumã seja incluída no plano de obras de macrodrenagem. O objetivo, diz a proposição, é evitar alagamentos na área delimitada pelas ruas Alexandre de Gusmão, próximo à Confeitaria Leve Sabor, e Monte Castelo, na junção com a avenida Victor Ferreira do Amaral (205.00108.2024).

A indicação acrescenta que o pedido partiu de moradores dos bairros Tarumã e Jardim Social, que “demonstraram extrema preocupação com os alagamentos decorrentes das chuvas cada vez mais frequentes e intensas” e pedem “uma solução definitiva para o problema, que só tende a se agravar”. “Esses alagamentos vêm impactando significativamente as residências, estabelecimentos comerciais e transeuntes”, complementa.

Sugerida a troca do telhado da UPA Sítio Cercado

O plenário também aprovou, nesta manhã, sugestão para a troca do telhado de zinco da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sítio Cercado. A proposta, do vereador Marcos Vieira (PDT), é que seja feita a substituição por “telhas sanduíche” – ou seja, feitas de material metálico, com uma camada de isolamento térmico (205.00107.2024). “Nós sabemos que nas Unidades de Pronto Atendimento as pessoas às vezes precisam aguardar por um certo tempo, duas, três, dependendo até quatro, cinco horas”, disse o autor.

E nós tivemos, nos últimos dias, fortes temperaturas que causam um desconforto enorme”, justificou o Vieira. O parlamentar também informou que o Executivo disse que tem feito as trocas dos telhados durante as reformas das UPAs; no entanto, a do Sítio Cercado “tem uma demanda enorme” e não deve ser revitalizada.

Por fim, a Câmara de Curitiba acatou sugestão para que o trajeto da linha de ônibus Complexo Industrial inclua uma parada na rua Pedro Cruzeta, com retorno pela rua Eduardo Sprada (205.00109.2024). Autor da iniciativa legislativa, Pier Petruzziello (PP) cita que moradores da Vila São José, funcionários de uma fábrica situada na rua Lodovico Kaminski, reclamam da escassez de ônibus e da impossibilidade de se deslocar ao trabalho com agilidade.