Vereadores registram repúdio de religiosos à invasão de igreja em Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 08/02/2022 17h20, última modificação 21/02/2022 09h32
Depois da reação de vereadores ao ocorrido na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos durante manifestação contra o racismo, organizações religiosas repudiam a invasão.
Vereadores registram repúdio de religiosos à invasão de igreja em Curitiba

Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas, presencial e por videoconferência. Na foto, Marciano Alves. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) continuou discutindo o ocorrido no sábado (5), quando manifestantes de um ato contra o racismo no Brasil invadiram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem. Entre eles, estava o vereador Renato Freitas (PT) cuja participação na atividade é duramente criticada pelos parlamentares há dois dias. Até aqui 19 vereadores já repudiaram a invasão, tratando-a como um desrespeito à liberdade de culto, tido como incompatível com o direito à manifestação

Hoje, vereadores relataram em plenário a repercussão do ocorrido, como o destaque feito por Ezequias Barros (PMB) do pedido, pelo Twitter, do presidente Jair Bolsonaro, para que os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos acompanhem o caso. Osias Moraes (Republicanos) elogiou o secretário estadual da Justiça, Ney Leprevost, por requisitar que a Polícia Civil do Paraná realize investigações sobre o ocorrido. Ao todo, na sessão de hoje, doze parlamentares se referiram ao caso.

Na segunda-feira (7), Freitas disse que o ato era um protesto pelos assassinatos do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho, no Rio de Janeiro. Ele negou que o culto tenha sido interrompido e lembrou que a Igreja do Rosário, por ter sido construída por escravos, é um local simbólico para o movimento negro de Curitiba. “As filmagens mostram que a igreja estava absolutamente vazia. Entramos e dissemos que nenhum preceito religioso supera o amor e a valorização da vida. Lá dentro, afirmamos isso e saímos ordeira e pacificamente, e eu desafio a qualquer um provar o contrário”, defendeu-se.

Notas de repúdio
“Eu recebi uma ligação ontem à noite de Thiago Vieira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, e iremos protocolar um documento, a pedido dele, na Câmara, em relação à falta de postura do vereador do PT, Renato Freitas, colocando em perigo a nossa liberdade religiosa. Também recebi ligação dos diretores da Anajure [Associação Nacional dos Juristas Evangélicos], que se posicionaram em repúdio ao ato liderado pelo vereador”, informou o vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos), para quem a invasão da igreja foi um ato de cristofobia.

Ezequias Barros leu, em plenário, uma nota de repúdio à invasão elaborada pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), que chamou o ocorrido de “lamentável e injurioso episódio” e que, na avaliação da entidade, “produziu danos morais incalculáveis”. Também repercutiu nota do Núcleo de Pastores de Curitiba, que qualificou a invasão de “ato ofensivo de agressão, invasão e profanação do espaço da igreja”. O parlamentar também citou comunicação da Federação de Igrejas Evangélicas do Brasil repudiando o ocorrido. Osias Moraes acrescentou que a Unigrejas também recriminou a invasão.

“Foi uma cristofobia fora do comum”, comentou Oscalino do Povo (PP), informando, na sequência, que, para repudiar o acontecido, foi procurado pelo Instituto Gregoriano, pelo Movimento Familiar Cristão e pela Renovação Carismática. O vereador destacou a cobertura negativa na imprensa local, citando o noticiário da Gazeta do Povo, da Tribuna do Paraná e das mídias do Grupo RIC. 

“Quero, em nome da bancada católica, me desculpar com a Igreja do Rosário, na figura do seu pároco, padre Luiz Haaz, com quem falei ontem e que está assustado desde o dia da ocorrência. Fiquei muito envergonhado com a postura do nosso colega. O comportamento do vereador não reflete e nem tem a concordância desta Casa”, relatou, em plenário, Sidnei Toaldo (Patriota). Leonidas Dias (Solidariedade), Nori Seto (PP), João da 5 Irmãos (PSL) e Marcos Vieira (PDT) se somaram aos vereadores que repudiaram publicamente a invasão.

“Eu peço que [Renato Freitas] faça um pedido de desculpas à comunidade católica”, disse Serginho do Posto (DEM). “A comunidade católica exige um pedido de desculpas e digo isso pela história, pois os padres e as igrejas sempre caminharam com as bandeiras do povo. No tempo da ditadura, às épocas mais difíceis, políticos, jornalistas e professores buscavam refúgio nas igrejas”, lembrou o parlamentar, que a exemplo de colegas, defendeu o direito à manifestação, desde que ele não entre em choque com outras garantias constitucionais, como a do culto religioso.

“O que eu vi foi uma missa interrompida, com senhoras de idade, que poderiam ser a minha mãe, a minha avó, e que poderiam ter enfartado ao ver um bando de marginais invadirem fazendo algazarra, com bandeiras com [desenhos de] foice e martelo, que é uma ideologia que sempre perseguiu cristãos. A liberdade religiosa não pode ser vilipendiada, sob risco de abrirmos precedente perigosíssimo”, discursou Eder Borges (PSD). O parlamentar informou ter registrado uma representação na Casa contra o mandato de Freitas. Além de gravíssima quebra de decoro parlamentar, infringiu o artigo 208 do Código Penal”, acusou.