Vereadores reavaliam altura do som em cultos

por Assessoria Comunicação publicado 02/09/2008 17h00, última modificação 22/06/2021 07h30
Projeto do vereador Pastor Gilso de Freitas (PSDB) que altera lei que dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem-estar e do sossego público em Curitiba teve sua discussão adiada na Câmara Municipal. O pedido, feito na sessão plenária desta terça-feira (2), vai dar oportunidade para que a matéria seja melhor analisada e possam ser apresentadas emendas.
A idéia, conforme o parlamentar, “é possibilitar cultos no período diurno, vespertino e noturno, que não ultrapassem o limite de 70 decibéis”, razão pela qual gerou opiniões contrárias entre os parlamentares. Alguns acreditam que “ao ouvido humano já não chega a ser agradável um som de 70 decibéis e, acima de 85, começa a danificar o mecanismo que permite a audição.”
Em contrapartida, Gilso de Freitas afirmou que, em reunião com as secretarias municipais do Meio Ambiente e do Governo, foi constatada a viabilidade da aprovação da proposta. Citou ainda, como exemplo, o trabalho realizado pela rádio Corneta, que foi proibida de funcionar. Segundo o vereador, a rádio, que é transmitida pelos alto-falantes da Igreja da Barreirinha e tem como responsável o padre Leocádio Zytkowski, realiza uma atividade exemplar, que só faz o bem para comunidade. “Transmite, entre outras informações, avisos de vaga de emprego e notas de falecimentos”, finalizou.