Disque-denúncia pode inibir discriminações

por Assessoria Comunicação publicado 02/09/2008 16h50, última modificação 22/06/2021 07h28
O vereador Manassés Oliveira (sem partido) busca a valorização da cultura negra e a conscientização da importância do respeito às diferenças. Seus trabalhos na Câmara de Curitiba reforçam as ações contra o racismo e a discriminação. Entre suas propostas está a criação do serviço de disque-denúncia nas escolas da rede municipal de ensino. “O programa pode inibir ações discriminatórias”, diz. O parlamentar lembra que em Curitiba, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 23% da população são formados por negros ou pardos.
Manassés propôs também instituir feriado no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. “A data já é comemorada em 225 municípios do Brasil. Seria uma oportunidade de reflexão para toda a sociedade”, completa.
Outra iniciativa do parlamentar é criar o Fundo Municipal Anti-Racismo para apoiar os programas desenvolvidos pelo Conselho Municipal de Política Racial. Conforme Manassés, o Fundo  pode ter a colaboração dos governos federal e estadual, doações ou contribuições de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, créditos adicionais, remunerações sobre o valor dos investimentos elaborados pelo fundo, juros de depósitos, saldos financeiros de exercício, apurado em balanços, além de empréstimos.