Vereadores preocupados com situação de terminal

por Assessoria Comunicação publicado 13/09/2005 16h30, última modificação 31/05/2021 15h16
Ao fazer uso da tribuna, nesta segunda-feira (12), o vereador e 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Jair Cézar (PTB), destacou sua preocupação com o Terminal do Guadalupe, localizado na Rua João Negrão, no centro da cidade. O terminal estava sendo estudado para uma possível desativação, “causando prejuízos aos comerciantes locais”, alegou o vereador.
Jair Cézar comentou sobre uma reunião que será feita com os comerciantes ao redor do terminal, que poderá ser realizada na Câmara de Curitiba, para ouvir e levantar todas as necessidades locais, além de conhecer os projetos futuros para o terminal.
“Há algum tempo, o Ippuc já havia pedido a desativação do Terminal do Guadalupe. Isso não pode acontecer, pois aquela região sobrevive do comércio e da prestação de serviços. Temos que tratar desta questão de maneira técnica, sem barrar ações, nem causar prejuízos”, argumenta o parlamentar.
O vereador Jairo Marcelino (PDT) acrescentou que diversos comerciantes elogiaram a atitude dos vereadores em reivindicar pela manutenção do terminal, já que 80% das pessoas que circulam no local são moradores da região metropolitana. O vereador André Passos (PT) sugeriu que as alterações na cidade fossem feitas com o acompanhamento da Câmara e da Comissão de Urbanismo.
“O que saiu nos jornais nas últimas semanas mostra que a situação está resolvida e na verdade não está. Vamos continuar trabalhando pelos comerciantes, para que o Terminal do Guadalupe não se torne uma Praça Generoso Marques, sem ônibus e com o comércio em queda”, destacou o vereador Manassés de Oliveira (PSB), que, junto com Jair Cézar, está debatendo este tema com os comerciantes.
Números
O Terminal do Guadalupe concentra cerca de 30 mil comerciantes, por onde passam em média 200 mil pessoas por dia. São 150 mil empregos diretos e indiretos no local. Foi apresentado um abaixo-assinado ao secretário de governo Maurício Ferrante com 10 mil assinaturas pela manutenção do terminal.