Vereadores pedem parcelamento da cobrança de outorga dos táxis

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2019 14h05, última modificação 10/11/2021 07h36

Em votação simbólica, nesta terça-feira (13), a pedido dos vereadores Serginho do Posto (PSDB) e Jairo Marcelino (PSD), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou sugestão para que a prefeitura aceite parcelar em até 10 vezes a outorga cobrada dos taxistas. Hoje, a Urbs, que gerencia o transporte na cidade, já aceita o pagamento em quatro vezes do valor de R$ 1.350,00 cobrado a título de outorga. “Foi um pedido dos taxistas, devido a crise econômica”, justificou Serginho do Posto (203.00151.2019).

“O parcelamento em até 10 vezes daria condição aos taxistas de estarem em dia com os pagamentos à Urbs, de estarem adimplentes. Eu e o vereador Jairo Marcelino recebemos essa demanda da categoria e ele já fez o contato com a administração, uma vez que a Urbs tem caráter administrativo para lidar com a demanda”, completou Serginho do Posto. O vereador lembrou que, em abril, a CMC já tinha mudado de um para dois anos o prazo para a cobrança de licença de condutor dos taxistas (leia mais).

Implantação de Semáforo 1
Também em votação simbólica, foi aprovada sugestão de Mestre Pop (PSC) para que o Executivo faça a implantação de semáforo no cruzamento da rua Marcos Bertoldi com Emanoel Ernesto Bertoldi, no bairro Campo de Santana (203.00150.2019). “Os motoristas não respeitam os limites de velocidade, dificultando a transição dos pedestres e causando muitos acidentes”, argumenta o vereador. “Para chegar ao supermercado localizado ali, há um ponto cego, pois quem sobe dá de cara com o cruzamento”.

“A vítima foi um garoto, menor de idade”, explicou Mestre Pop, que mostrou imagens do acidente mais recente ocorrido no cruzamento, quando um carro atingiu um pedestre. Contextualizando o problema, o vereador explicou que “os pais sempre pedem para os filhos irem ao supermercado, mas é uma região movimentada [perigosa]”. “Tem o mercado, duas igrejas evangélicas, outros estabelecimentos. Um semáforo estaria salvando vidas ali”, reforçou.