Vereadores participam de seminário da ANP

por Assessoria Comunicação publicado 14/07/2009 17h00, última modificação 24/06/2021 10h52

Os vereadores Serginho do Posto e Jair Cézar, ambos do PSDB, participaram da abertura do seminário ANP Itinerante, promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Sesc da Esquina, na rua Visconde do Rio Branco, 969. O evento teve início nesta terça-feira (14), em Curitiba, e segue até quinta-feira (16). O programa leva a ANP às principais cidades do País, passando orientações, esclarecendo dúvidas do setor, monitorando e atuando na fiscalização de combustíveis.
Líder do PSDB na Câmara de Curitiba, Serginho do Posto destacou a importância de a capital paranaense ser a primeira cidade da região Sul a fazer parte de um dos programas da ANP. Nos próximos encontros, serão discutidos temas como combustíveis e correlatos, além da qualidade, fiscalização, preços e perspectivas para o Estado daqui para frente.
Na abertura, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, abordou os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na área de combustíveis, fiscalização e abastecimento do mercado. Destacou a queda no índice de combustível adulterado no País, que passou de 14%, nos últimos 10 anos, para 3%, considerado normal pelos padrões internacionais.
Devido à vinda da ANP a Curitiba, a qualidade dos combustíveis voltaram a ser questionadas. De acordo com a agência, existem 2,8 mil postos de combustíveis no Paraná. Mensalmente, 1,3 mil passam pelas análises do Programa de Monitoramento de Qualidade de Combustíveis da ANP. No ano passado, o programa registrou índices de irregularidade no Paraná em 1,8% para gasolina; 1,7% para óleo diesel e 1,1% para álcool. No último levantamento da ANP, nos meses de março a maio deste ano, aumentou a não-conformidade na gasolina (2,3%) e caiu a do etanol (0,6%). O percentual de problemas no óleo diesel permaneceu em 1,7%.
Em Curitiba, a fiscalização feita pela ANP desde o início do mês, aponta que dos 60 postos analisados, dois têm irregularidades. Funcionários da ANP vão tirar dúvidas e orientar agentes econômicos e parceiros institucionais sobre cadastro, processos administrativos, legislação específica e aspectos técnicos de funcionamento das atividades ligadas ao mercado. Além das palestras, os consumidores podem participar de minicursos sobre os testes de qualidade de combustíveis que podem ser exigidos nos postos de gasolina.
Parcerias
Em Curitiba, o programa conta com a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Sindicato do Comercio Varejista de Combustíveis do Paraná (Sindicombustíveis), Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre as autoridades, estavam Haroldo Lima, diretor-geral da ANP; Orlando Pessuti, vice-governador; Roberto Fregonese, presidente do Sindicombustíveis; Paulo Miranda, presidente da Fecombustíveis.