Vereadores homenageiam professoras e aluna nota máxima no Enem

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 16/03/2022 16h15, última modificação 16/03/2022 17h05
Enquanto o Professor Euler entregou votos de congratulação à Emily Moraes, aluna nota mil na redação do Enem, Márcio Barros homenageou duas professoras que lecionaram para ela.
Vereadores homenageiam professoras e aluna nota máxima no Enem

A diretora, as professoras e a aluna do colégio Sesc São José receberam a homenagem na CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (14) os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenagearam a aluna curitibana Emily Moraes de Oliveira, que obteve nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por iniciativa do Professor Euler (PSD), Emily recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos na CMC (077.00044.2022).

Em uma situação rara, a homenagem de Euler foi entregue em conjunto com as do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), que entregou diplomas para duas professoras de Emily, que ajudaram na conquista da nota mil. Foram elas Luana Gabriela da Silva, professora de produção de texto, e Elianay Zanella dos Santos, professora de Letras (077.00046.2022 e 077.00047.2022, respectivamente).

“É um modelo diferente de redação, não é fácil de escrever. Então, Emily, você está de parabéns, porque foi uma das poucas alunas no Brasil a ter conseguido a nota máxima na redação Enem”, disse o Professor Euler durante a homenagem.

Já o Jornalista Márcio Barros, em relação às professoras, afirmou: “Sempre dizemos aqui sem professor é muito difícil chegar a lugar algum”. Além da aluna e das professoras, também estava presente na sessão a gestora do colégio Sesc São José, Marlene Kochinski.


Polícia Militar
Além de Euler e Barros, outro vereador a entregar homenagens nesta segunda-feira foi o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), que concedeu votos de louvor a quatro policiais militares. Após um incêndio no bairro Cajuru, a Polícia Militar foi acionada para realizar o resgate das quatro moradoras do local.

“No imóvel havia quatro pessoas, e uma delas insistia em permanecer dentro para retirar os pertences, mas foi convencida a sair da residência em chamas. Porém, momentos depois deste salvamento, a mulher teria voltado a entrar na casa para salvar pertences novamente”, contou Kuzma.

Foram duas duplas que trabalharam no resgate, e os quatro policiais receberam homenagens na CMC. Os primeiros a serem acionados foram o soldado Gerson de Jesus Monteiro Junior (077.00377.2021) e a soldada Danusa Aparecida do Nascimento (077.00376.2021). Após as complicações envolvendo a vítima que se recusava a deixar o local, os soldados Roger Roberto Grustner Silveira (077.00375.2021) e Jackson Luiz Kirshner Rosa (077.00374.2021) também foram acionados para ajudar. Todos os envolvidos na ação pertencem ao 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM).

“Nesta manhã estamos entregando os votos de congratulações e aplausos a estes policiais pela bravura, pelo ato, e em agradecimento também a sua carreira policial”, explicou o presidente em sua fala. Além dos soldados, também estava presente o capitão Budal, responsável pelo batalhão.

Outros Votos
Já na sessão de terça-feira (15), foi aprovado o requerimento também do Jornalista Márcio Barros que concede votos de congratulações e aplausos ao paratleta Ronan Nunes Cordeiro, pelo seu primeiro título internacional no Americas Triathlon Para Championships Sarasota-Bradenton 2022.  Nascido no Sitio Cercado, Ronan iniciou as atividades esportivas em um projeto social da prefeitura e hoje compete internacionalmente na modalidade paratriatlo (077.00068.2022).

“Assim como Ronan, são outros 426 atletas que representam Curitiba em campeonatos locais, estaduais, nacionais e fora do Brasil. Ronan conquistou o título mais importante de sua carreira e, por ser jovem ainda, ainda tem muita coisa para conquistar”, explicou Márcio Barros, pedindo o apoio ao requerimento.

Marcos Vieira (PDT) parabenizou o autor da proposta pela iniciativa e afirmou que “o atleta é um exemplo para jovens, principalmente da periferia da cidade”.

Premiações da CMC
No pequeno expediente da sessão de terça-feira, o vereador Mauro Ignácio (DEM) entregou o prêmio Cultura e Divulgação, na CMC, ao fotógrafo curitibano Daniel Castellano. Técnico em administração e formado em Gestão da Informação pela UFPR, começou seu trabalho na fotografia em 2001, na Gazeta do Povo (027.00016.2019).

Castellano também possui uma coleção de fotos de Curitiba, que retratam diferentes espaços da cidade em diferentes momentos. Um pouco do trabalho do fotógrafo foi exibido na sessão através de vídeo. “Além das fotos da capital paranaense, Daniel Castellano também trabalha cobrindo eventos com foco em fotojornalismo, fotografia documental e institucional, além de trabalhar em projetos autorais”, completou Mauro Ignácio.

“Sem dúvida nenhuma, um prêmio muito merecido pelo brilhante profissional e artista que é o Daniel. Parabéns, em nome da Câmara de Curitiba”, elogiou o presidente, Tico Kuzma.

Outro prêmio concedido pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira foi indicado por Sidnei Toaldo (Patriota), ao diretor de conteúdo da Rede Evangelizar de TV, José de Melo. Jornalista formado pela UFPR, Melo recebeu o prêmio Professor João Crisóstomo Arns, por ser um dos responsáveis pelo projeto TV Escola Curitiba, na Rede Evangelizar, em parceria com a Rede Massa e o Governo do Estado (026.00023.2021).

Atendendo a mais de 200 cidades do Paraná, o TV Escola traz propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia etc., além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são elaboradas e ministradas pelas equipes de professores da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo é baseado no currículo da rede municipal, para a pré-escola, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os da EJA fase I. Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material é produzido e disponibilizado pelo Governo do Paraná.

“São profissionais como José de Melo que fazem a diferença, produzindo conteúdos de qualidade, em um período de falta de entretenimento, principalmente para a população mais carente. Nada mais justo e merecedor entregar este prêmio. E da nossa parte, da CMC, fica o nosso agradecimento”, disse Sidnei Toaldo.

Homenagem Comunicação
Além das entregas dos prêmios e dos votos de congratulações e aplausos, o diretor de Comunicação da CMC, Filipi Oliveira, foi homenageado em plenário na sessão desta terça-feira. Após sete anos na Diretoria de Comunicação, Filipi pediu sua exoneração para seguir com outros projetos fora da Câmara.

Diversos vereadores agradeceram e elogiaram Oliveira em suas falas, afirmando que o diretor “revolucionou” a forma pela qual a CMC se comunica (saiba mais). Entre eles estão o presidente, Tico Kuzma (Pros), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Indiara Barbosa (Novo) e Tito Zeglin (PDT).

Através dos nossos canais digitais do Youtube, Twitter ou Facebook você pode assistir todas as homenagens, sessões plenárias, reuniões etc. Além disso, também pode acompanhar as próximas ao vivo.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva