Vereadores e Prefeitura de Curitiba debatem ações para atrair turistas

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/11/2025 18h35, última modificação 11/11/2025 08h31
Além de atrações descentralizadas do Natal de Curitiba 2025, debate levantou ações como calendário anual para atrair turistas e roteiros temáticos.
Vereadores e Prefeitura de Curitiba debatem ações para atrair turistas

Vereadores e representantes da Prefeitura de Curitiba registraram fotografia nas escadarias do Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Após a apresentação da campanha Partiu Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) participaram de debate em plenário, na sessão desta segunda-feira (10). Entre questionamentos, elogios e sugestões para atrair turistas à cidade, a discussão durou quase uma hora e meia, com a participação de 17 dos 38 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

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A promoção de ações descentralizadas foi o tema principal do debate. Os vereadores Jasson Goulart (Republicanos) e Marcos Vieira (PDT) destacaram, respectivamente, que os bairros Boqueirão e Sítio Cercado receberão atrações do Natal de Curitiba 2025 (confira a programação). Meri Martins (Republicanos) e Sidnei Toaldo (PRD), por sua vez, falaram do Natal Felice Santa Felicidade (saiba mais).

O secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa, reforçou a intenção de “cuidar do Centro, que é o coração da cidade”, mas também de descentralizar as atrações do Natal de Curitiba 2025, levando uma série de ações aos bairros da capital paranaense. “Isso estimula a cidade, o cuidado, [...] o Natal é uma festa para atrair turistas, mas também uma festa para a cidade se encontrar, se abraçar”, ponderou. “Santa Felicidade é um dos principais pontos turísticos da cidade, muito pela gastronomia, mas Santa Felicidade é muito mais que gastronomia, ela é cultura, é um local que o turista pode encontrar muita coisa”, observou a superintendente do IMT, Tatiana Neves.

A vereadora Laís Leão (PDT) levantou a discussão sobre como atrair turistas para Curitiba nos meses de janeiro e fevereiro, “no pós-boom do Natal”. “O que a gente pode fazer para manter o curitibano por aqui nesta época de pós Ano Novo, para manter esse recurso na cidade de Curitiba?”, reforçou Guilherme Kilter (Novo).  

De acordo com o presidente do IMT, Rodrigo Swinka, a ideia é criar um calendário anual de eventos, atraindo turistas para a cidade. “A gente quer ter os 12 meses preenchidos”, antecipou. “A gente pode trabalhar na gastronomia para atrair o turistas para cá e em breve a gente vai ter esse trabalho consolidado”, declarou. Outras opções em debate, citou ele, são a redução das tarifas da rede hoteleira e da Linha Turismo.  “Quando a gente desenhou o calendário do ano que vem, a ideia é ter os festivais das estações”, acrescentou Sousa. Na avaliação do titular da Secom, “o que nós temos que fazer é tentar estimular que mais gente de fora venha para cá, porque o curitibano quer dar um mergulho na praia, não tem jeito, e a campanha [Partiu Curitiba] vem para tentar suprir isso”.

Vereadores apresentam sugestões para turismo descentralizado

“Curitiba ainda tem uma oportunidade enorme de expansão”, disse Marcos Vieira sobre a sugestão de uma nova Linha Turismo, que contemple parques e outros pontos da região sul da cidade. Conforme Swinka, a ideia é que a Linha Turismo passe a contemplar três roteiros, “para a gente chegar aonde o ônibus hoje não chega”, como o Zoológico de Curitiba. 

Em resposta à vereadora Camilla Gonda (PSB), que perguntou sobre a criação de circuitos culturais e gastronômicos descentralizados, Tatiana Neves frisou a importância da economia criativa para o turismo, em especial o artesanato. Do ponto de vista da Comunicação, Marc Sousa falou da preocupação para divulgar a cena cultural e “vender” eventos já consolidados, como o Festival de Teatro.

Angelo Vanhoni (PT) avaliou ser necessário incentivar o Carnaval de Curitiba, enquanto a Delegada Tathiana Guzella (União) perguntou sobre o planejamento de ações para incentivar a cultura rock and roll e o motorismoComentando sobre a Zombie Walk, entre outras tradições locais, Marc Sousa afirmou que a Secom “está empenhada” em ampliar a divulgação das atrações carnavalescas. “Dentro daquele calendário [de eventos] que a gente quer fazer, anual, um deles é em relação ao CarnaRock, que é um dos eventos mais importantes e a gente tem Curitiba no cenário nacional”, completou Rodrigo Swinka. O presidente e a superintendente do IMT também falaram sobre ações planejadas no campo do mototurismo, como o apoio a eventos e reunião agendada com um motoclube local.

O planejamento estratégico para o estímulo dos polos gastronômicos de Curitiba foi levantado pelos vereadores Rafaela Lupion (PSD), João da 5 Irmãos (MDB) e Sidnei Toaldo. De acordo com o presidente do IMT, o ponto principal “é como o turista pode localizar as informações dos polos”. Já Indiara Barbosa (Novo) e Guilherme Kilter ressaltaram o potencial do turismo religioso. Neves disse que o roteiro específico está defasado. “O trabalho é para atualizar o número de templos”, explicou.

Ainda na área do turismo de experiência, Nori Seto (PP) pontuou que a cidade detém títulos como os de Capital Nerds, com diversos eventos geek, e de Capital Mais Rock and Roll do Brasil, e destacou a necessidade de promoção de roteiros alternativos. “O turismo de experiências tem aumentado bastante. A gente tem alguns roteiros importantes para a cidade. A gente precisa trabalhar na venda dos eventos que a gente já tem”, defendeu o presidente do IMT. Segundo o secretário de Comunicação Social, Curitiba quer voltar a ser a Capital do Skate e tem trazido eventos do esporte para cá, como a realização de uma etapa do STU National 2025, no mês de julho. 

ISS reduzido colocou Curitiba na rota dos grandes eventos

Pier Petruzziello (PP) lembrou da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para atrair grandes eventos para Curitiba. Rodrigo Swinka confirmou que o ISS reduzido beneficiou o setor,  “tornando Curitiba um dos principais polos de eventos do Brasil”. "Toda atração internacional olha para Curitiba. Hoje [a rota] é Rio, São Paulo e Curitiba, graças à redução do ISS”, reforçou Marc Sousa.

O presidente do IMT também concordou que é necessário ampliar a rede hoteleira, outro ponto abordado por Petruzziello, assim como ofertar opções de hospedagem temporária, a exemplo da plataforma Airbnb, questão comentada por Indiara Barbosa. Tatiana Neves, em resposta a Marcos Vieira, informou que foi criado um grupo de trabalho para discutir o embarque e o desembarque de passageiros de excursões, assim como o estacionamento dos ônibus em pontos turísticos da cidade.

Citando a “resistência” dos moradores de alguns bairros com a realização de shows e outros grandes eventos, Meri Martins avaliou ser necessário “preparar também os nossos moradores [para o turismo]”. “Nós temos uma ideia de lançar, para o ano que vem, a campanha ‘Curitiba para o curitibano’, ação para estimular para que a população ajude a divulgar os atrativos da cidade”, antecipou o presidente do IMT. Além disso, ele disse que estão sendo planejadas ações lúdicas nas escolas, “para que a gente aumente esse amor por Curitiba e o conhecimento dos nossos pontos turísticos”. 

“Nós temos uma conexão muito forte com o Viaje Paraná [órgão estadual de promoção do turismo]. As ações têm dado resultado e eu espero que tenha continuidade [dos investimentos] nos próximos anos, porque é importante trabalhar na promoção”, disse o presidente do IMT em resposta à vereadora Rafaela Lupion, que lembrou que Foz do Iguaçu (PR) é um dos principais destinos do país. “A parceria com Foz é imprescindível”, defendeu Sousa. Para ele, também é possível articular campanhas conjuntas das Prefeituras dos dois municípios e discutir o aumento de voos entre as cidades. 

Questionado por Laís Leão, Swinka também disse que o edital da próxima licitação do transporte coletivo prevê a retomada da linha de ônibus que interligue Curitiba, de forma direta, ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Ainda no debate com os representantes do Executivo, Jasson Goulart e João da 5 Irmãos questionaram Marc Sousa sobre campanhas de conscientização da Secom.

O vereador Bruno Rossi (Agir), primeiro-secretário da Comissão Executiva, responsável pelo requerimento que reservou parte da sessão desta segunda às falas dos representantes do IMT e da Secom, frisou que a prestação de contas em plenário reforça o compromisso da Casa com a transparência. Líder do Governo na Câmara de Curitiba de Curitiba, Serginho do Posto (PSD) avaliou que a apresentação demonstrou a efetividade das ações do turismo. “Os números são impressionantes”, pontuou. “Hoje a gente percebe esse acolhimento na cidade de Curitiba”, elogiou Carlise Kwiatkowski (PL) sobre o trabalho ofertado ao segmento para receber bem os turistas.