Vereadores destacam comemoração dos 328 anos de Curitiba

por Fernanda Foggiato — publicado 29/03/2021 14h45, última modificação 29/03/2021 15h37
No dia 29 de março de 1693, data escolhida para o aniversário da capital, foi eleita sua primeira Câmara Municipal.
Vereadores destacam comemoração dos 328 anos de Curitiba

História da Câmara Municipal marca fundação de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Diversos vereadores, durante a sessão plenária desta segunda-feira (29), destacaram o 328º aniversário da cidade, o segundo em meio à pandemia da Covid-19. A data remete ao dia 29 de março de 1693, quando o capitão-povoador Matheus Leme atendeu convocou eleições para a Câmara Municipal. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que depois passaria a se chamar Curitiba (saiba mais). Hoje a capital já tem quase 2 milhões de habitantes e é referência em inovação.

Que o presente à nossa cidade e aos nossos curitibanos seja a cura da Covid e muita saúde”, desejou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), após a execução do hino da cidade. O pedido, que encerrou a sessão plenária, partiu do segundo vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), em homenagem à “aniversariante mais bela do Brasil”.

É um presente indescritível não só para mim, mas para qualquer cidadão, viver em umas das capitais mais esbanja qualidade de vida”, disse o primeiro vice-presidente da Casa, Alexandre Leprevost (Solidariedade). Em meio aos desafios da pandemia, ele reafirmou a “honra” de ser vereador da capital e de contribuir, de “maneira construtiva”, para que a cidade enfrente as dificuldades. “Precisamos estar unidos neste momento, sem ideologias políticas, mas com humanidade, pensando no bem de nossa cidade, por todos que aqui vivem. Que nossa cidade seja cada vez mais motivo de orgulho. Parabéns Curitiba e parabéns curitibanos.”

A cidade que há tantos anos me acolheu, me deu a felicidade de ter minha família, hoje completa 328 anos. Curitiba também de todos os povos. Referência nas mais diversas áreas. Inovadora, bela, inspiradora. Tenho a honra de representá-la na Câmara de Vereadores”, parabenizou a primeira-secretária do Legislativo, Flávia Francischini (PSL). Sem festa e em meio ao “maior desafio de sua história”, apontou ela, a cidade “mais do que nunca precisa da gente aqui, nesta Casa de Leis, atuando, unidos e sintonizados, atentos à realidade”.

Quero parabenizar Curitiba por mais um ano. Essa cidade que recebeu ainda menino, com 16 anos cheguei a Curitiba. Eu conto que o que eu tinha cabia numa sacolinha de mercado estamos”, disse Ezequias Barros (PMB). “Estamos no meio de um pandemia, com muitas dificuldades, mas a cidade continua se erguendo, se levantando.”

Nos cumprimentos pela data, diversos vereadores relataram ser curitibanos “de coração”. “Eu moro aqui já há mais 20 anos, a maior parte da minha vida. Já me sinto acolhido, um curitibano de coração”, comentou Marcelo Fachinello (PSC), natural de Realeza (PR). “Eu escolhi ser curitibano. Eu amo essa cidade, essa cidade me deu o que eu tenho de mais importante. Minha família, meus amigos mais próximos. Essa oportunidade inigualável de representar a população na Câmara Municipal”, afirmou Denian Couto (Pode), natural de Porto Alegre (RS). “Hoje a gente não pode comemorar como gostaria, mas é sim um dia de comemoração.”

A Curitiba das desigualdades, essa Curitiba não comemoramos. Comemoramos a Curitiba das pessoas”, ponderou Renato Freitas (PT). Nascido em Sorocaba (SP), ele primeiramente morou em cidades da região metropolitana. A partir de 2000, passou a residir em Curitiba. “Percebi que há duas Curitibas. Ao mesmo tempo em que a gente comemora a existência de nossa cidade, a estrutura aos cidadãos, a gente tem que apontar os caminhos para a transformação, para que ela seja mais inclusiva.”

Parabéns a todos os curitibanos por essa data, essa cidade em que a gente vive. Me considero também curitibano”, indicou Hernani (PSB). Nascida em Telêmaco Borba (PR), Amália Tortato (Novo) mora na capital há 21 anos: “Adotei essa cidade para viver e criar meus filhos”. “Parabéns Curitiba, parabéns curitibanos”, apontou Marcos Vieira (PDT). Natural de Siqueira Campos, interior do Paraná, ele está na capital há 31 anos e disse ter sido muito bem acolhido. Indiara Barbosa (Novo), nascida em Umuarama (PR), também parabenizou a cidade que a acolheu há 24 anos.

“Curitiba hoje está de aniversário. Parabéns a todos os curitibanos, de nascimento ou por escolha”, acrescentou Herivelto Oliveira (Cidadania). A capital, apontou ele, “sempre foi marcada pela inovação, pela forma inteligente que resolve os problemas”. “Parabéns Curitiba, parabéns curitibanos. A nossa cidade é muito abençoada”, declarou Jornalista Márcio Barros (PSD). Noemia Rocha (MDB) lembrou que as celebrações em 2020, devido aos primeiros contágios registrados em Curitiba, já foram “tímidas”. “Essa cidade é [feita por] pessoas, é humana”, declarou.

Dalton Borba (PDT), Leonidas Dias (Solidariedade) e Sidnei Toaldo (Patriota) parabenizaram a cidade onde nasceram e foram criados. “Sou curitibano, nascido aqui. Quero parabenizar também os curitibanos de coração”, comentou João da 4 Irmãos (PSL).

Palácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco foi iluminado em homenagem ao 328º aniversário de Curitiba. O prédio histórico, tombado pelo governo estadual, é a sede do Legislativo da capital desde 1963.

Palácio Rio Branco iluminado em homenagem ao aniversário de 328 anos de Curitiba.
Palácio Rio Branco foi iluminado em homenagem ao aniversário de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)