Vereadores debatem reabertura de espaços de educação religiosa

por Fernanda Foggiato — publicado 03/02/2021 14h05, última modificação 05/03/2021 17h38
Proposta da sugestão ao Executivo é liberar espaços destinados a cultos para crianças e adolescentes.
Vereadores debatem reabertura de espaços de educação religiosa

Autora da indicação, Noemia Rocha disse que a ideia não é causar aglomerações. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em votação simbólica na sessão desta quarta-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou indicação ao Executivo para a realização de estudos voltados à reabertura dos espaços de cultos exclusivos para crianças e adolescentes. Autora da proposição, Noemia Rocha (MDB) falou da retomada das aulas nas redes municipal e estadual de educação, nas próximas semanas, e defendeu que os jovens têm uma “dinâmica diferenciada” nos templos religiosos (203.00026.2021). “A gente não quer de forma alguma que haja um movimento de aglomerações”, ponderou.

“Esta é uma questão que já existe, as crianças já estão liberadas para as reuniões nos templos religiosos. Tem o templo maior e tem as classes, os espaços direcionados para as crianças. Com todo o cuidado de 30% [de lotação], com carteiras”, acrescentou a vereadora. “O que nós solicitamos é um estudo para que isso venha viabilizar a liberação dessas reuniões de crianças. São reuniões educativas, que trabalham a questão educativa, trabalham a questão psicológica da criança, a questão espiritual.”

Ainda no debate da proposição, Osias Moraes (Republicanos) disse que sugestão semelhante foi apresentada ao governo estadual. “Quando você vai a um culto, principalmente nos cultos maiores, as crianças no salão nos preocupam muito porque elas não param, elas têm outra dinâmica. E o pai muitas vezes não pode prestar atenção”, avaliou.

“No meu entendimento não está proibido. No meu entendimento é a área de lazer [que estaria proibida]. Acho que o que não poderia é as crianças estarem naquelas brinquedotecas”, afirmou Ezequias Barros (PMB). Para ele, é importante que o próximo decreto seja mais claro. Professora Josete (PT), apesar de declarar o voto favorável à indicação e de lembrar que cabe ao prefeito Rafael Greca considerá-la ou não, apresentou contrapontos à proposta.

Transporte coletivo
De Marcos Vieira (PDT), o plenário acatou indicação ao Executivo para a implantação de estação-tubo em frente a Paróquia São Pedro do Umbará (203.00025.2021). O vereador defende que o novo equipamento público facilitaria a integração dos moradores da região com os terminais Boqueirão e Sítio Cercado, com as opções de deslocamento ao Centro da cidade e ao município de São José dos Pinhais.