Vereadores criam Frente Parlamentar do Comércio e Serviços de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 30/04/2025 11h20, última modificação 30/04/2025 11h22
Câmara aprovou o registro da Frente Parlamentar pela Valorização do Comércio e Serviços de Curitiba.
Vereadores criam Frente Parlamentar do Comércio e Serviços de Curitiba

Destacando a revisão do Plano Diretor de Curitiba, João da 5 Irmãos apontou desafios enfrentados pelos comerciantes e prestadores de serviços de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão desta quarta-feira (30), o registro da Frente Parlamentar pela Valorização do Comércio e Serviços. O objetivo do grupo de trabalho é atuar na defesa dos interesses do setor, promovendo o debate de políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo, à geração de empregos e ao crescimento sustentável dos negócios locais.

Formado por 11 vereadores, o grupo de trabalho será presidido pelo vereador João da 5 Irmãos (MDB). Tiago Zeglin (MDB) será o primeiro-vice-presidente e Rafaela Lupion (PSD), a segunda-vice-presidente. Diante da revisão do Plano Diretor de Curitiba, João da 5 Irmãos avaliou que este “é um momento muito importante para a gente discutir e levar as demandas do pequeno e do médio comerciante e do prestador de serviços, que têm contribuído muito para a nossa cidade e gerado empregos”.

O presidente da nova frente parlamentar também pontuou que, entre as demandas do setor, há questões relacionadas ao uso do solo, como as vagas de estacionamento. Outros desafios enfrentados pelos comerciantes e prestadores de serviços, citados no requerimento de criação da frente parlamentar, são "a alta carga tributária, a burocracia excessiva, a insegurança, as dificuldades de acesso a crédito e a concorrência desigual” (422.00012.2025).

Além de João da 5 Irmãos, Zeglin e Lupion, a Frente Parlamentar pela Valorização do Comércio e Serviços de Curitiba reúne os vereadores Bruno Rossi (Agir), Delegada Tathiana Guzella (União), Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), Marcos Vieira (PDT), Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (Pode) e Toninho da Farmácia (PSD).

As frentes parlamentares são grupos suprapartidários, formados por pelo menos 10 vereadores, com o objetivo de aprofundar o debate sobre políticas públicas de um tema específico, de interesse da cidade. O seu funcionamento é regulamentado pelo ato ato 3/2013.