Vereadores confirmam venda de imóvel ao governo estadual

por Assessoria Comunicação publicado 20/11/2019 11h10, última modificação 12/11/2021 06h47

Na sessão desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em votação definitiva o projeto de lei que autoriza a venda da antiga sede da Procuradoria-Geral do Município ao governo do Estado do Paraná (005.00205.2019). Localizado no Centro Cívico, na rua Álvaro Ramos, com 680m² e 4.037 m² de área construída, o imóvel foi avaliado em R$ 7.744.000. O texto segue agora para sanção do prefeito Rafael Greca.

Conforme a mensagem do prefeito enviada à CMC, os órgãos da administração municipal consultados concordaram com a venda, sendo que o laudo de avaliação foi feito pela Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI), da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal. Segundo ofício anexo à matéria, assinado pelo Secretário de Estado da Administração e Previdência, o imóvel será “afetado ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e destinado às instalações das unidades administrativas judiciárias do Poder Judiciário”.

Prevenção
Outro projeto que segue para sanção ou veto é o de Maria Leticia (PV), que inclui no calendário oficial da cidade a Semana de Prevenção ao Traço e Anemia Falciforme, a ser realizada na última semana do mês de abril (005.00332.2017). A justificativa é a “divulgação das informações adequadas a todas as pessoas que têm o traço ou a doença”, para promover “qualidade de tratamento, inclusive preventiva, no tocante a futuras gerações” (veja aqui como foi o debate em primeiro turno).

Outros projetos
Em primeira votação, o plenário acatou proposta de Mestre Pop (PSC), que indica o ator, bailarino, diretor e produtor cultural Benedito Izidoro Diniz, conhecido como Isidoro Diniz, para a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00019.2019). O projeto começou a ser debatido nesta terça-feira (19), mas teve a discussão interrompida pois foi encerrado o tempo regimental da sessão.

Segundo Pop, Izidoro é natural de Nova Fátima (PR) e soma 40 anos de carreira. “É uma alegria, não só pelo que representa ao teatro, mas por sua trajetória inspiradora. Ele participou de inúmeras produções aqui no estado e sua luta em prol da classe artística é reconhecida por todos. Além de um grande artista, é uma pessoa maravilhosa, um homem íntegro, que tem paixão pela arte e pelo teatro”, atestou.

Diversos vereadores pediram a palavra para elogiar a escolha do homenageado. Na opinião de Julieta Reis (DEM), Izidoro é uma pessoa “respeitadíssima” no meio artístico, principalmente por sua competência. “É uma pessoa ímpar na cultura paranaense, que além dos palcos, tem uma atuação muito importante de fomento à cultura”. Professora Josete (PT) destacou que o artista busca retomar a importância e dar visibilidade para a cultura negra. “É importante valorizar artistas e produtores que tenham essa preocupação social”, finalizou.

Também em primeiro turno de votação os vereadores aprovaram projeto que denomina logradouro público da capital como Pedro Paulo Rosa, morador do bairro Cajuru, falecido em julho do ano passado (009.00010.2019). Autor da proposta, Serginho do Posto (PSDB) destacou que Rosa trabalhava na construção de estradas, como analista de solo, e foi muito engajado com as questões sociais do bairro, tendo sido um dos primeiros moradores da antiga ruaua dos Ferroviários, atual João Guerino Fabri.