Vereadores comentam a Virada Cultural

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2010 19h15, última modificação 01/07/2021 09h23
A Virada Cultural, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, foi comentada pela vereadora Renata Bueno (PPS), nesta semana, na Câmara. A parlamentar é uma das incentivadoras do evento e acompanhou todas as etapas do processo para a realização da Virada. De acordo com ela, foi uma das suas principais propostas de campanha, devido ao sucesso desta mesma festa na Itália, país onde morou. Curitiba é a terceira capital a promover a Virada Cultural no Brasil, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Foram 24h de shows gratuitos pelas principais praças e ruas de Curitiba.
Segundo a vereadora, a Virada Cultural reuniu cerca de 200 mil pessoas na Praça da Espanha, praça do Paço Municipal, Ruínas de São Francisco, entre outros lugares, que foram às ruas apreciar a cultura da cidade e do País. Na opinião de Renata, “é preciso que este evento não seja interrompido nos próximos anos, trazendo a população às ruas, sem medo, explorando o centro da cidade.” Outra sugestão dada por ela é que sejam priorizados os artistas locais. A vereadora agradeceu a participação de diversos parlamentares nos shows e o reconhecimento da população, dizendo esperar o apoio de novos parceiros e colaboradores para os próximos anos.
Além de Renata Bueno, o vereador Caíque Ferrante (PRP) também destinou recursos em emendas ao Orçamento para a realização da Virada Cultural neste ano. Ferrante defende que é preciso cuidar para que Curitiba não suma do cenário cultural brasileiro. O vereador Tico Kuzma (PSB) destacou relatos positivos sobre o evento e a importância da divulgação de iniciativas na área cultural durante todo o ano que envolvam a população. Outros vereadores também consideraram a grandiosidade da Virada Cultural para Curitiba, entre eles João do Suco (PSDB) e Juliano Borghetti (PP). Foram 350 atrações em 70 espaços da cidade, entre espetáculos, exposições, debates, mostras, shows e outras atividades nas regionais.
Gospel
Como sugestão ao Executivo, foi aprovada na sessão de terça-feira (9), requerimento de autoria da vereadora Mara Lima (PSDB), que trata da inclusão de evento gospel na programação da Virada Cultural para os próximos anos. “Na tentativa de contemplar toda a população, apresentamos esta sugestão, para que também sejam incorporadas apresentações de cunho gospel, que representa parcela dos cidadãos curitibanos”, defendeu Mara Lima.