Vereadores católicos apoiam celebração do Corpus Christi em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2018 16h55, última modificação 26/10/2021 08h12

A Arquidiocese de Curitiba espera reunir 100 mil pessoas, nos dias 30 e 31 de maio, no Centro Cívico, para a celebração do Corpus Christi. Nesta sexta-feira (23), o bispo auxiliar Dom Francisco Cota de Oliveira esteve na Câmara Municipal para apresentar o planejamento do evento e recebeu o apoio dos 14 vereadores católicos do Legislativo. “Temos mantido um diálogo permanente com a Igreja, com o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo”, elogiou o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB). Um projeto de lei para incluir a celebração no calendário oficial da cidade será protocolado pelos vereadores católicos nos próximos dias.

“É uma atividade para celebrar a fé, para dar-se a conhecer, que surgiu para ser uma demonstração eucarística, da presença física de Jesus Cristo”, explicou Dom Francisco, que estava acompanhado de membros da comissão de organização do Corpus Christi. Novo em Curitiba, ele agradeceu as referências elogiosas à Cúria, na pessoa de Dom Peruzzo, e destacou que essa será a primeira vez dele à frente da celebração na cidade, que integra o roteiro turístico da fé, pela quantidade de santuários que abriga. “Sabemos que há expectativa na cidade pelo evento”, afirmou.

O tradicional tapete de serragem, decorado com passagens bíblicas, poderá chegar a 4 km de comprimento, segundo as expectativas da Arquidiocese de Curitiba. Diferente dos outros anos, as pessoas que ajudarão na composição da peça, na manhã do dia 31, após a vigília na praça Nossa Senhora de Salete, receberão capacitação em artes visuais no período que antecede a festa. O trajeto da procissão terá a forma de um “P”, símbolo tradicional da cultura cristã. “Também haverá um coral de 400 vozes e os padres estarão durante o dia no local da procissão, para ouvir a confissão e atender a população”, explicou Edmundo Filho, do comitê de organização.

Participaram da reunião, além de Serginho do Posto, Bruno Pessuti (PSD), Mauro Ignácio (PSB), Geovane Fernandes (PTB), Marcos Vieira (PDT), Helio Wirbiski (PPS), Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (Pode), Zezinho do Sabará (PDT), Maria Manfron (PP), Dona Lourdes (PSB), Katia Dittrich (SD), Jairo Marcelino (PSD) e Fabiane Rosa (PSDC). Os vereadores discutiram várias questões relacionadas à representação católica no Legislativo e se comprometeram a, além da lei municipal incluindo o Corpus Christi no calendário de eventos, ajudar em questões burocráticas e a buscar apoio estrutural para a atividade.