Vereadores aprovam requerimento que pede melhorias para ambulantes

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2018 13h00, última modificação 28/10/2021 10h21

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta quarta-feira (12), indicação de ato administrativo ou de gestão com três sugestões para melhorar o trabalho dos ambulantes que atuam nas imediações do zoológico da capital, localizado no Alto Boqueirão. A ideia é que o Poder Executivo estude a padronização das barracas dos vendedores regularizados; sua realocação, permitindo que eles parem mais perto dos portões de acesso ao equipamento público; e a ampliação do número de licenças (203.00134.2018).

Segundo o autor da indicação à Prefeitura de Curitiba, Mauro Ignácio (PSB), ele esteve no zoológico no último fim de semana e conversou com os cerca de 20 ambulantes, que se queixaram dos vendedores clandestinos. “O que eu pude perceber lá é que realmente o pessoal está contente. Porém, são necessárias sim algumas adequações”, declarou. As demandas, disse o vereador, teriam partido dos trabalhadores. “Por exemplo, a padronização das barracas e espaço para venda de produtos. Também pedem para ser colocados mais perto da saída e entrada. Outra questão colocada é o mercado informal”, acrescentou. “Todo mundo ganharia com mais licenças.”

Julieta Reis (DEM), por outro lado, afirmou que os ambulantes ficam “próximos ao estacionamento, todos juntos, formando uma praça de alimentação”. “Só que aos domingos e feriados existe uma invasão de pessoas vendendo objetos de todo tipo, não só alimentos. E a Guarda Municipal fica na portaria”, apontou ela. Para a vereadora, o ideal seria que os guardas municipais se somassem à fiscalização do comércio irregular. Goura (PDT) e Katia Dittrich (SD) também participaram do debate.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook).