Vereador sugere película protetora em estações-tubo

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2007 11h50, última modificação 15/06/2021 10h06

Projeto determinando a colocação de película protetora, com transparência de 50%, nas laterais das estações-tubo, onde ficam os cobradores, foi apresentado na Câmara de Curitiba. A proposta é do vereador Custódio da Silva (PAN), para proteger estes trabalhadores da ação de marginais.
Segundo o parlamentar, o transporte coletivo da cidade é considerado modelo, símbolo de modernidade e conforto. "As estações-tubo são pontos característicos do município e estão sendo alvo de roubos e vandalismo. O cobrador fica na estrutura fechada de vidro, o que facilita a ação de bandidos", justifica.
De acordo com levantamento do Sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus (Sindimoc), foram 3.054 assaltos no ano passado, média de 8,37 por dia. "Os trabalhadores nas estações-tubo enfrentam com dificuldade a jornada de trabalho, pois estão expostos a todo tipo de situação, colocando, inclusive, suas vidas em risco, em função das ações de marginais", argumenta Custódio. Na sua opinião, a película, mesmo não resolvendo o problema dos assaltos, "vai intimidar o ladrão, que não conseguirá ver o número de pessoas que estão dentro do tubo", conclui.