Vereador quer criação de Linha Turismo na Região Sul de Curitiba

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kummer** — publicado 18/08/2025 09h34, última modificação 18/08/2025 09h34
Iniciativa de Beto Moraes quer descentralizar o turismo e integrar mais lugares de Curitiba a serem visitados pelos turistas, como os parques da região sul.
 Vereador quer criação de Linha Turismo na Região Sul de Curitiba

Veja alguns locais que seriam contemplados na Rota do Ônibus Turismo da Região Sul. (Fotos: Prefeitura de Curitiba)

O vereador Beto Moraes (PSD) apresentou à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto de lei que cria a Rota do Ônibus Turismo da Região Sul, serviço que operaria de forma similar à tradicional Linha Turismo, operada pela URBS, e que percorre os principais pontos turísticos da cidade, com tarifas e horários específicos. A iniciativa tem por objetivo descentralizar o fluxo de turistas na capital, ao fomentar o turismo regional, valorizar os atrativos culturais, naturais e gastronômicos, e promover o desenvolvimento econômico e social da região sul.

A nova rota de turismo contemplaria nove pontos de parada, abrangendo parques, igrejas e pontos comerciais (veja a lista completa logo abaixo). O projeto (005.00529.2025) prevê que o serviço poderia ser operado pelo serviço público municipal diretamente ou mediante concessão, parceria público-privada, ou por empresas do setor turístico “devidamente credenciadas e mediante regulamentação específica”. Também autoriza a Prefeitura a celebrar convênios com instituições públicas e privadas, a fim de viabilizar “a operação, manutenção, divulgação e expansão da rota turística”.

A Rota inclui locais de relevância significativa, como as Cervejarias da região, referência nacional e mundial em cervejas artesanais; o Zoológico de Curitiba, espaço de educação ambiental e preservação da fauna; e importantes parques urbanos como o Parque Náutico, Parque Lago Azul, Parque da Reserva Hídrica do Futuro e o Parque Pinhal de Sant'Ana, este último sendo um espaço de conservação ambiental e lazer comunitário.”, explica o vereador na justificativa do projeto. 

A nova rota turística vai contribuir para que Curitiba seja mais acessível, democrática e representativa, pois destacará a diversidade de atrações e potencial turístico da região sul, ainda pouco explorada pela rota turística oficial da cidade.

Veja a lista completa dos pontos turísticos da Rota Turismo da Região Sul:

Ponto turístico

DescriçãoLocalização

Parque Lago Azul

Parque de grande extensão com trilhas, lagos e atividades ao ar livre.

Rua Colomba Merlin, 831, bairro Umbará.

Parque da Reserva Hídrica do Futuro Unidade de preservação ambiental com foco em sustentabilidade e recursos hídricos. Rua Nicola Pellanda, nº 9535, bairro Umbará.
Igreja Preta (Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração) Patrimônio histórico-cultural, situada na Rua Nicola Pellanda. Rua Nicola Pellanda, n° 545, bairro Pinheirinho.
Paróquia São Pedro Igreja centenária considerada um marco histórico e cultural. Rua Nicola Pellanda, n° 5000, bairro Umbará.
Parque Náutico Espaço de lazer, esportes e eventos culturais na divisa com São José dos Pinhais. Av. Marechal Floriano Peixoto, bairro Boqueirão.
Zoológico de Curitiba Importante ponto de educação ambiental e conservação da fauna.  Rua João Miqueletto, nº 1500, bairro Alto Boqueirão.
Cervejarias da região, assim como a  Bodebrown Referência nacional e mundial na produção artesanal de cervejas. Região sul de Curitiba
Rua das Malharias (Rua Bley Zorning)  Importante polo comercial do bairro Boqueirão, reconhecido pela concentração de lojas e confecção de malhas. Rua Bley Zorning, no Boqueirão
Parque Pinhal de Sant'ana Área de preservação ambiental e lazer localizada na região sul, com trilhas, vegetação nativa e espaços educativos. Estrada Delegado Bruno de Almeida, nº 5421, bairro Campo de Santana.

Protocolado no dia 21 de julho, o projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.

Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Marcio Silva

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques