Vereador propõe mais conscientização sobre doação de órgãos

por Assessoria Comunicação publicado 11/10/2013 11h30, última modificação 20/09/2021 10h32

O vereador Dirceu Moreira (PSL) apresentou projeto de lei que institui a "Campanha Permanente de Conscientização Acerca da Doação de Órgãos, Tecidos e Sangue: Doe Vida", nas escolas do Município de Curitiba (005.00419.2013).  “A presente propositura tem por finalidade estimular a doação de órgãos uma vez que, além de constituir uma demonstração de amor ao semelhante, tem sido fator relevante para salvar vidas de pessoas que aguardam durante muitos anos nas chamadas filas dos transplantes, que constituem uma espera longa e desgastante”. Ainda segundo o parlamentar, “apesar das campanhas desenvolvidas até hoje, é certo que os órgãos doados têm sido insuficientes em função da demanda”.

Segundo o texto do projeto de lei, a campanha será levada a efeito por meio de ações como: campanhas e conscientização e orientação, palestras com especialistas em diversas áreas inerentes à matéria, orientação sobre as questões legais acerca do tema,  fixação de cartazes nas escolas do Município de Curitiba, abordando questões pertinentes á doação de órgãos, além de outros mecanismos que o Executivo julgar importantes para o enriquecimento das atividades.

Dirceu Moreira lembrou que o projeto visa também incrementar a doação de sangue. “Sabemos das dificuldades que passam os órgãos oficiais e privados, no que diz respeito à necessidade de um estoque seguro de sangue para atender a demanda do município de Curitiba”, observou o vereador. “O transplante de órgãos é, sem dúvida, um procedimento médico que oferece enormes perspectivas, porém, impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente de que este gesto spode favorecer milhares de pessoas que sofrem com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. Daí a razão e ser da campanha proposta por este projeto de lei”, concluiu Moreira.