Vendedor e ativista ambiental terá Vulto Emérito de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/12/2023 15h35, última modificação 19/12/2023 15h42
Vulto Emérito para Diego Saldanha depende da segunda votação; título é a principal homenagem da CMC a curitibanos.
Vendedor e ativista ambiental terá Vulto Emérito de Curitiba

Vereador Professor Euler elogiou Diego Saldanha: “Na minha opinião, é um gênio aqui de Curitiba”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageará, com o título de Vulto Emérito, o vendedor e ativista ambiental Diego Saldanha. De iniciativa do vereador Professor Euler (MDB), o projeto de decreto legislativo foi aprovado em primeiro turno, na manhã desta terça-feira (19), com 27 votos “sim” e 2 abstenções. A expectativa é que o reconhecimento seja confirmado pelo plenário na sessão desta quarta (20).

O Vulto Emérito é o título mais importante que os vereadores concedem a curitibanos, enquanto a Cidadania Honorária de Curitiba é a homenagem máxima da Câmara a pessoas nascidas em outras cidades. Conforme Euler, Saldanha, de 37 anos, pai de 3 filhos, tornou-se conhecido, na pandemia da covid-19, “por algo que hoje é muito comum no Brasil inteiro”.

Apostando na honestidade das pessoas”, relatou Euler, ele passou a comercializar suas frutas, nos semáforos da cidade, na base da confiança. A técnica inovadora de vendas, em que o cliente recebe os produtos junto ao código Pix para realizar depois o pagamento, continuou o autor, ganhou notoriedade em programas de TV e se popularizou pelo país. “Na minha opinião, [o Diego] é um gênio aqui de Curitiba”, avaliou.

Além disto, Euler pontuou que Saldanha é um ativista ambiental, responsável por desenvolver uma ecobarreira que já retirou 10 toneladas de lixo do rio Atuba. Entre outras invenções, ele também é responsável pela ecopeneira, que, ao ser arrastada na areia da praia, mistura atividade física e ação ambiental. “Na minha opinião, ele é um cientista”, elogiou. “Hoje, Diego Saldanha dá palestras para falar das inciativas ambientais”, completou o propositor do título de Vulto Emérito (116.00001.2022).

Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), que como fotojornalista já conheceu o trabalho de Saldanha, destacou que ele possui premiações devido ao ativismo ambiental. Os vereadores Serginho do Posto (União) e Maria Leticia (PV), que preside a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Casa, também salientaram a atuação do homenageado.