Vencedores do 8º Prêmio Gestor Público Paraná são anunciados na CMC

por José Lázaro Jr. — publicado 10/12/2020 17h55, última modificação 10/12/2020 18h06
Organizado pelo Sindafep, o PGP premiou 43 projetos, de 36 cidades e de um consórcio intermunicipal.
Vencedores do 8º Prêmio Gestor Público Paraná são anunciados na CMC

Cerimônia de premiação do 8ª PGP, do Sindafep, foi realizada em parceria com a CMC. (Foto: Reprodução/YouTube)

Com 700 pessoas online, os vencedores do 8º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP) foram anunciados, nesta quinta-feira (10), pelas redes sociais da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A parceria inédita da CMC com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) viabilizou a realização da tradicional competição neste momento em que a pandemia do novo coronavírus impede celebrações presenciais. A transmissão foi realizada de forma simultânea, no YouTube, no Facebook, no Twitter e na página da CMC (confira aqui).

No 8ª PGP Paraná concorreram 162 projetos, realizados em 68 dos 399 municípios do Paraná, cujas inscrições foram submetidas a uma banca julgadora montada pelo Sindafep. Os concorrentes homologados tiveram as iniciativas vistoriadas em campo, por um comitê técnico composto por auditores fiscais, e depois foram analisados por representantes das nove entidades parceiras da iniciativa (Alep, Aerp, Assespro, Celepar, Corecon, CRA, Detran, Funpar, UniFM e OAB). O resultado foi a seleção de 43 projetos, de 36 cidades e de um consórcio intermunicipal.

“Temos resultados significativos, nos projetos premiados, em prol dos munícipes e da sociedade em geral”, congratulou Osmar de Araújo Gomes, presidente do Sindafep, que aproveitou a ocasião para anunciar que o tema da edição do ano que vem será Assistência Social. Em 2020, o foco foi destacar ações do poder público que incentivassem o empreendedorismo. “Nesse período de incertezas, o servidor público teve que se abrir para a inovação”, analisou Laércio Chiesorim Júnior, coordenador do PGP.

“Superação, revisão de prioridades, empreendedorismo. Nunca a expressão “servidor público” pareceu atingir significado tão pleno quanto hoje. Esses trabalhadores, em todas as áreas municipais, foram e estão sendo muitíssimo exigidos psicológica, física e emocionalmente. E estão correspondendo com sacrifícios”, disse Chiesorim Jr., para depois destacar como a gestão pública sairá desta crise com um novo olhar sobre seus problemas e com uma nova forma de atuar, “crítico, não-limitado, aberto para planejar e executar de forma diferente”.

Representando a CMC, Professor Euler (PSD), segundo secretário, parabenizou os auditores fiscais pela iniciativa em perseverar na realização do PGP. “Posso confessar que vou entrar na plataforma online para conhecer todos que estão ali. Quando se pensa em empreendedorismo, a palavra cooperação é essencial. É preciso compartilhar. Você precisa valorizar o que as pessoas da região já fazem”, comentou. Geralmente realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, o PGP veio para a Câmara de Vereadores após Sabino Picolo (DEM), presidente da CMC, sugerir que o prêmio de boas práticas na gestão pública municipal viesse para a Câmara da capital do Paraná.

Prêmio principal
Grande vencedor do PGP 2020, o projeto Educárius EAD, da cidade de Guaíra, administrada por Heraldo Trento, organizou as aulas da rede municipal de ensino numa plataforma web, desenvolvida inteiramente em software livre, que dispensou o pagamento de licenças.

Categorias temáticas
O melhor do ano na categoria Tecnologia e Inovação foi o projeto SIG GEO, da cidade de Marechal Cândido Rondon, dirigida pelo prefeito Marcio Andrio Rauber. Utilizando tecnologia gratuita, toda a cidade foi mapeada e georreferenciada, com os dados sendo incorporados às políticas públicas do município.

Na categoria Administração Tributária, o vencedor do troféu foi o projeto Transformando o Patrimônio Público, do prefeito Moacir Olivatti, de Nova Esperança. A iniciativa organizou a venda de bens móveis e imóveis não utilizados da cidade, revertendo os recursos para investimento em áreas prioritárias, como a educação.

Quem venceu na categoria temática do ano, Empreendedorismo, foi a cidade de Ponta Grossa, administrada por Marcelo Rangel, como a VOE Aceleradora de Negócios. O projeto capacita principalmente microempreendedores individuais em habilidades comportamentais, gerenciais e comerciais.

Excelência PGP 2020
Prêmio Gestor Público Paraná, dado aos projetos de excelência, conforme os avaliadores do certame. Foram agraciados a prefeita Luciane Maira Teixeira, de Agudos do Sul, pelo projeto Aplicativo Portas Abertas), que permitiu o acesso remoto a 160 serviços públicos ofertados pela prefeitura; o presidente da Fecam, Marcelo de Oliveira Lima, pela iniciativa Campo Mourão + Ativa, que levou o combate ao sedentarismo para 1,3 mil pessoas na região; o prefeito Claudemir Romero Bongiorno, de Cianorte, pelo projeto Minha Casa Melhor, destinado a famílias em vulnerabilidade social; o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Claudio Wozniack, pelo Programa de Aceleração ao Desenvolvimento Econômico, que busca incentivos fiscais e obras de infraestrutura para a fixação de grandes empresas na cidade.

Também o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, pelo projeto Re(inovação) no Atendimento Público Municipal, que instalou centrais de serviços públicos em bairros carentes; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati Martins, pelo projeto Central de Vagas, que fixou critérios objetivos para a ocupação das creches do município; o prefeito de Novas Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos, pelo projeto Pró-Leite, que reduziu custos e melhorou a qualidade da produção na bacia leiteira da região; o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, pelo projeto Práticas Restaurativas, voltado a restabelecer o vínculo entre aluno, família e escola, humanizando a educação.

A lista de agraciados segue com o prefeito de Rondon, Ailton Alfredo Valloto, pelo Projeto Interventor, que introduziu espécie de peixe para controlar as larvas do mosquito aedes aegpti, causador da dengue; o prefeito de Tomazina, Flávio Xavier de Lima Zanrosso, pelo projeto Fomento Café, que deu suporte à agricultura familiar; o prefeito Celso Luiz Pozzobom, de Umuarama, pelo projeto Mapa Interativo de Obras Públicas, Aquisições e Contratações de Empresas, que permite conhecer onde foram aplicados recursos da cidade; e o prefeito Hilton Santin Roveda, de União da Vitória, pelo projeto Educação Fiscal e Tributária, que ensinou alunos do 5º ano do ensino fundamental a dinâmica dos tributos.

Certificado de reconhecimento
Foram agraciados com a distinção a prefeita Elza Aparecida da Silva, de Altamira do Paraná (pelo projeto Coleta Seletiva Rural); Sebastião Ferreira Martins Júnior, de Apucarana (Luzes da Ribalta); Estanislau Mateus Franus, de Cafelândia (Espaço do Empreendedor Social); Leonaldo Paranhos da Silva, de Cascavel (Contador de Histórias); Maria Helena Bertocco Rodrigues, e Cruzeiro do Oeste (Dinossauros e Pterossauros); Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu (Certificado de Responsabilidade Sanitária e Selo de Ambiente Protegido); Izabete Cristina Pavin, (Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica da RMC do Comesp); Cleide Inês Griebeler Prates, de Itaipulândia (Fortalece Itaipulândia); Miguel Roberto do Amaral, de Ivaiporã (Sementinhas do Saber do CMEI para Casa); José Roberto Furlan, de Jardim Alegre (Energia Renovável: 100% LED e parque de energia solar); Paulo Cesar Fiates Furiati, da Lapa (Construindo Meu Futuro e Jovem Empreendedor); Romualdo Batista, de Mandaguari (Os Olhos Não Vêem); Luis Antonio Biscaia, de Mandirituba (Mapeamento dos ODS 2019); Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos); Victor Celso Martini, de Marialva (Marialva Compra); Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, de Maringá (Banco de Ideias e Incentivo ao Empreendedorismo); Cleci Maria Rambo Loffi, de Mercedes (Criando Políticas de Sustentabilidade com a Energia Renovável); Pedro Leandro Neto, de Nova Aurora (Nova Aurora Digital 10 Anos); Moacir Olivatti, de Nova Esperança (Regularização da Taxa de Lixo e Construção do Ecoponto); Darlan Scalco, de Pérola (Projeto União e Parceria Vencendo a Fibromialgia); Marcelo Rangel Cruz de Oliveira, de Ponta Grossa (Educação Remota da Rede de Ensino por Ocasião da Pandemia); Cláudio Dirceu Eberhard, de Santa Terezinha de Itaipu (Programa de Apoio ao Produtor Rural); Albino Bissolotti, de São Miguel do Iguaçu (Morar Legal Construindo Lares); e Flavio Xavier de Lima Zanrosso, de Tomazina (Parque Salto Cavalcanti).

Menção honrosa
Certificado dado a projetos inscritos que já foram premiados em edições anteriores e que tiveram continuidade. Foram agraciados Wilson Carlos de Assis, de Iretama (pelo projeto Escolinha Craques do Futuro); o presidente da Câmara Municipal de Mandaguari, Hudson Efrain Theodoro Guimarães (Lupa Legislativa); e Luis Antonio Biscaia, de Mandirituba (Aplicativo Sala do Empreendedor).