Uvepar convida vereadores de Curitiba para congresso da entidade

por Marcio Silva publicado 11/08/2021 12h45, última modificação 11/08/2021 15h36
Instituição que congrega câmaras, vereadores e gestores públicos do Paraná realiza 9º congresso estadual em setembro, na capital
Uvepar convida vereadores de Curitiba para congresso da entidade

Presidente da Uvepar utilizou a tribuna Bento Munhoz da Rocha Neto para convidar os parlamentares de Curitiba ao congresso da entidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita, nesta quarta-feira (11), de Frederico Freitag, presidente da União de câmaras, vereadores e gestores públicos do Paraná (Uvepar). Vereador na cidade de Peabiru, Freitag veio à capital divulgar e convidar os parlamentares para o “9º congresso de união de fortalecimento da vereança - dinamismo e cooperação para o exercício do mandato 2021 a 2025”. O evento será realizado em Curitiba entre os dias 14 e 17 de setembro, no hotel Victória Villa (confira a programação).

A convite do presidente Tico Kuzma (Pros), Frederico Freitag falou no espaço do pequeno expediente e disse que seu mandato tem a missão de resgatar a imagem da entidade, que segundo ele teve seus trabalhos prejudicados em razão da pandemia. “O congresso também será em comemoração aos 32 anos da Uvepar, comemorados em junho. Postergamos essa comemoração para setembro, em função do avanço da vacinação”. Tico Kuzma afirmou ser uma honra receber os convidados e “poder trocar experiências sobre os mandatos e a gestão dos municípios”.

» Confira aqui mais fotos da visita da Uvepar.

O presidente da Uvepar destacou sua alegria em poder participar de uma sessão da CMC. “Sou um vereador de segundo mandato, de uma cidade do interior do Paraná. A Câmara de Curitiba é um modelo, por sua estrutura e por tudo o que representa, então queremos contar com essa participação [dos vereadores e vereadoras da capital] em nosso evento”.

Presidência
Antes da fala na sessão, Frederico Freitag foi recebido na presidência da CMC. Além de Tico Kuzma e dos vereadores Flávia Francischini (PSL), Mauro Bobato (Podemos) e Osias Moraes (Republicanos), participaram da reunião o deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) , o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o vice-prefeito de Peabiru, Bruno da Silva Melo.

Eduardo Pimentel adiantou que a Uvepar deve ser recebida nesta quinta-feira (12) pelo prefeito Rafael Greca. Já o deputado Guerra disse que levará a entidade para conversar com diversos órgãos estaduais e que o objetivo é retomar o relacionamento da entidade representativa junto ao Executivo estadual.

Após convite da Uvepar para participação da Câmara de Curitiba como painelista no congresso, Tico Kuzma sugeriu que o sistema de protocolo eletrônico das proposições legislativas, adotado pela CMC e que reduziu o uso do papel no Legislativo, além do novo sistema de acompanhamento das proposições pelos cidadãos, possam ser apresentados no evento.

Também esteve presente no encontro Paulo Sérgio Guedes, assessor jurídico da Uvepar.

Visita à presidência - Uvepar
Da esquerda para a direita: Mauro Bobato, Flávia Francischini, Osias Moraes, Eduardo Pimentel, Tico Kuzma, Frederico Freitag e Fernando Guerra. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)