Utilidade pública à organização Afeka é aprovada pela Câmara

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 02/05/2022 14h15, última modificação 02/05/2022 16h00
Também foram aprovadas, em primeiro turno, homenagem póstuma a Miguel Ledis e alteração da data de comemoração do Dia da Cidade Industrial de Curitiba.
Utilidade pública à organização Afeka é aprovada pela Câmara

Pedido de declaração de utilidade pública para a Afeka Brasil foi protocolado por Ezequias Barros. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por unanimidade, com 32 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (2), a concessão da declaração de utilidade pública à Afeka Brasil. A organização social, que tem à frente Carlos Brasileiro, policial militar e pastor, tem ações assistenciais no bairro Cajuru e de atendimento a migrantes. “É importante que a sociedade se organize e faça esse trabalho”, disse Ezequias Barros (PMB), autor da proposta (014.00028.2021).

“O pastor Carlos Brasileiro é um visionário, que sendo policial militar do Paraná ainda tira tempo [para trabalho social] e o faz com uma vontade e determinação muito grande”, elogiou Barros. A concessão da declaração de utilidade pública pela CMC, que é um requisito para convênios com órgãos de Estado, foi apoiada em plenário por Osias Moraes (Republicanos) e Marciano Alves (Solidariedade). “O pastor faz um trabalho sensacional e a instituição é mais que merecedora”, atestou Alves.

“O Terceiro Setor, que nós reconhecemos aqui, tem um trabalho sério”, afirmou Osias Moraes. Ele destacou que a sociedade civil é importante para quem está desamparado e que as pessoas precisam apoiar iniciativas desse tipo. “É importante levar esperança até as pessoas, ter uma entidade que possa abrir uma porta, estender a mão, levar a pessoa aonde ela precisa”, completou. O projeto volta ao plenário nesta terça (3), para segunda votação.

Denominação de praça
O vereador Toninho da Farmácia (União) recebeu, hoje, o apoio da CMC para aprovar o projeto de lei que denomina de Miguel Ledis um bem público especificado (008.00015.2021), no caso, uma praça construída, graças a uma emenda do parlamentar, no Tatuquara, na rua Alberto Cominese. “Ele prestou um grande serviço à comunidade”, disse o parlamentar, lembrando-se do amigo que faleceu em 2020, aos 69 anos. 

“Miguel Ledis foi vereador no Norte do Paraná e se mudou para Curitiba nos anos 1990, estabelecendo-se no Tatuquara, com a filha Ivone, onde, apesar da saúde debilitada, trabalhou muito pela comunidade Santa Teresa e foi conselheiro da Associação de Moradores do Tatuquara”, defendeu Toninho da Farmácia. “Sempre que eu chegava, vinha conversar comigo e tinha brilhantes ideias para oferecer”, relembrou o parlamentar. A iniciativa teve 30 votos favoráveis, 1 abstenção e 3 contrários.

Encerrando as votações em primeiro turno, os vereadores da Câmara de Curitiba apoiaram a iniciativa de Flávia Francischini (União) de alterar a lei municipal 12.798/2008, fixando o Dia Cívico Comemorativo do CIC na data de 27 de março - em vez de ele ser festejado no último domingo do mês, como diz a norma em vigor. Em plenário, a parlamentar explicou que a mudança é um pedido da própria comunidade (005.00305.2021). “Hoje, o bairro Cidade Industrial de Curitiba [CIC] é uma das maiores forças econômicas do Paraná”, destacou a parlamentar.