Tribuna Livre fala do Sistema de Prevenção a Desastres de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 23/06/2023 15h45, última modificação 26/06/2023 10h14
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates da Câmara Municipal de Curitiba.
Tribuna Livre fala do Sistema de Prevenção a Desastres de Curitiba

Inicialmente com 10 estações meteorológicas, o Sistema de Prevenção de Desastres foi lançado em abril. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

** Matéria atualizada na segunda-feira (28) com o novo tema da Tribuna Livre.

Na sessão plenária da próxima quarta-feira (28), a Tribuna Livre, tradicional espaço democrático de debates da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), tem como tema  "A Defesa Civil na Construção da Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas", com destaque à apresentação do Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev). Por proposição do vereador Osias Moraes (Republicanos), o convidado é o inspetor Nelson de Lima Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba (076.00025.2023).

O Sisaa Prev foi inaugurado pela Prefeitura de Curitiba em abril passado e faz parte do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. Ao custo de R$ 2 milhões, a Prefeitura de Curitiba inicialmente adquiriu dez estações meteorológicas, permitindo uma coleta de dados mais precisa dos fenômenos climáticos. Emendas parlamentares contribuíram para a implantação do Sistema de Prevenção de Desastres.

“A Defesa Civil é responsável por coordenar ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de emergência e desastres”, cita a proposição da Tribuna Livre. “Além disso, o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção à Desastres de Curitiba é uma ferramenta essencial para a prevenção de desastres e proteção da população, pois permite a comunicação rápida e eficiente de informações relevantes em casos de emergência.”

“Por isso, é importante que a população esteja ciente da existência e o funcionamento desse sistema, a fim de que possa se preparar adequadamente para situações de emergência e colaborar com as ações de proteção e defesa civil em sua região”, acrescenta. Moraes também reforça que a Tribuna Livre “é uma oportunidade para ampliar o debate sobre o assunto e conscientizar a população”. 

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.