Tribuna Livre discute o papel do veterinário para a saúde única

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 22/10/2021 12h55, última modificação 22/10/2021 12h55
A convite de Nori Seto, os vereadores recebem o presidente do sindicato dos médicos veterinários. A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates da CMC.
Tribuna Livre discute o papel do veterinário para a saúde única

O combate à zoonoses é um dos objetivos da saúde única e uma das principais áreas de atuação do veterinário. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (27), a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será reservado para debate sobre o papel do médico veterinário e a saúde única – ou seja, a interseção entre as saúdes humana, ambiental e animal. O convidado, a partir de proposição do vereador Nori Seto (PP), é o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet-PR), Cezar Amin Pasqualin (076.00037.2021).

Na justificativa do requerimento, Seto cita o médico alemão Rudolf Virchow (1821 – 1902): "Entre a medicina animal e a medicina humana não existem linhas divisórias e nem devem existir”. Dentro do conceito de saúde única, a ação do veterinário afeta diretamente a saúde humana, uma vez que o profissional não cuida apenas dos animais, mas também trata de alimentos, solo, água, saúde pública, genética e doenças transmitidas para o homem pelos animais (zoonoses).

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Fernanda Foggiato.