Tribuna Livre destaca aniversário de 50 anos do CIEE-PR

por Assessoria Comunicação publicado 12/03/2018 08h55, última modificação 26/10/2021 09h16

A Tribuna Livre da próxima quarta-feira (14) é sobre os 50 Anos de atividade do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE-PR), e terá o diretor-presidente do CIEE-PR, Arwed Baldur Kirchgässner, prestando informações sobre a entidade cujos convênios dão estágio a 30 mil jovens. O convite foi feito pelo vereador Serginho do Posto (PSDB), presidente da Câmara Municipal.

Fundado em 14 de agosto de 1967, o CIEE-PR é uma associação civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Desde a sua fundação, “milhares de estudantes passaram pelos Programas de Estágio do CIEE, ocupando hoje posições de destaque na magistratura, nos poderes Legislativo e Executivo, no empresariado, na sociedade paranaense em geral”, diz a justificativa do requerimento da Tribuna Livre.

Ainda de acordo com o texto de justificativa, o CIEE-PR atua na capacitação de jovens para o trabalho por meio do Projeto Aprendiz (lei federal 10.097/2000), além da oferta de cursos gratuitos de informática básica e de outras disciplinas. “O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná está presente em todo o Estado do Paraná, com uma rede 37 unidades operacionais. Administra convênios que mantém uma média mensal de 30 mil estagiários”, diz a justificativa.

O CIEE-PR surgiu da iniciativa de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação dos estudantes para ingressar no mercado de trabalho. De acordo com a justificativa, “entre os fundadores, destacam-se os ex-governadores Ney Braga, Pedro Viriato Parigot de Souza e Jayme Canet Júnior, Conselheiros Eméritos.”

Tribuna Livre
Realizada sempre às quartas-feiras, durante a sessão plenária, a Tribuna Livre é um espaço democrático de debates previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba. As discussões são sugeridas pelos vereadores que apresentam um requerimento e indicam alguma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido.