Tribuna Livre debate resultados de governança municipal na Grande Curitiba

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 04/03/2022 08h50, última modificação 04/03/2022 08h18
O convidado, Fabrízio Meller da Silva, coordena a Câmara de Gestão Pública do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR).
Tribuna Livre debate resultados de governança municipal na Grande Curitiba

Baseada em dados, a governança municipal busca uma gestão pública mais assertiva. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre da sessão plenária da próxima quarta-feira (9), o coordenador da Câmara de Gestão Pública do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Fabrízio Meller da Silva. A convite do vereador Ezequias Barros (PMB), ele vai discorrer sobre os resultados da Governança Municipal na Grande Curitiba (076.00001.2022). 

Silva é conselheiro e coordenador dos delegados do CRA-PR. Doutor em Administração, o convidado também atua como professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A governança municipal, tema que ele vai abordar na Tribuna Livre, tem como objetivo promover novas formas de gestão pública, baseadas em dados, números e relatórios. 

Uma de suas principais ferramentas é o Índice de Governança Municipal (IGM), implementado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A metodologia compara a performance dos municípios de acordo com três dimensões: finanças, qualidade da gestão e desempenho. 

Os resultados do IGM consideram dados de áreas como saúde, educação, saneamento, meio ambiente, segurança pública e gestão fiscal. A proposta é embasar a tomada de decisões e o planejamento de ações, aprimorando a gestão pública. O debate poderá ser acompanhado pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC como canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para a prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Confira aqui os temas debatidos nas últimas Tribunas Livres.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Edição: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva