Transição impõe novo debate do orçamento

por Assessoria Comunicação publicado 04/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 15h52

O momento atípico de transição entre as administrações do atual prefeito, Cassio Taniguchi (PFL), e do eleito, Beto Richa (PSDB), deve determinar uma nova análise sobre as consultas populares e as emendas apresentadas para o orçamento de 2005. Na audiência desta quinta-feira (4), realizada no Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba, foi analisada a aplicação das leis orçamentárias e as políticas tributárias para o próximo ano, porém o debate sinalizou para a necessidade de uma "real adaptação das propostas ao orçamento com o qual a nova administração vai trabalhar", afirmou o presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, vereador Luis Ernesto (PSDB).
Foram ouvidas exposições técnicas do economista Washington Moreno, da Câmara Municipal, e, pela Secretaria de Finanças, Antenor Altevir e Francisco Busato.
Associações de Moradores, entidades não governamentais e os vereadores eleitos Manassés de Oliveira (PSB) e Roberto Hinça (PFL) assistiram e participaram do debate, que ainda recebeu novas reivindicações, como a da Assobel, de Vila Izabel. Kátia Zilli, presidente da entidade de moradores, solicita para o próximo orçamento, entre outras benfeitorias, uma unidade básica de saúde, ampliação do Centro de Esporte e Lazer da Avenida Arthur Bernardes e revitalização da praça anexa à Rua Pedro Collere.
Manifestaram suas reivindicações, também, as associações comunitárias Vila Real, Vila Aurora e do Boqueirão. Durante o processo de apresentação das sugestões, urnas ainda estiveram disponíveis à população em cada uma das administrações regionais e nos prédios da Câmara Municipal.
A exigüidade dos prazos previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para apresentação das emendas e votação, na primeira quinzena de dezembro, apressa a realização de um novo debate.
Estatuto
No próximo dia 18, a Câmara de Curitiba realiza outra audiência pública, desta vez para debater a adequação do Plano Diretor de Curitiba ao Estatuto da Cidade, que será conduzido pela Comissão de Urbanismo, na presidência do vereador Jorge Bernardi (PDT).
Também acompanharam a audiência os vereadores Angelo Batista (PP), Sabino Picolo e Julieta Reis, do PFL, Nilton Brandão e Roseli Isidoro, do PT. Na Comissão de Economia estão os vereadores Luis Ernesto (PSDB), presidente, Elias Vidal (PFL), Fábio Camargo (PFL), Rui Hara (PSDB), André Passos (PT), Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), Aldemir Manfron (PP), Jair Cézar (PTB) e Jairo Marcelino (PDT).