Tito Zeglin assume a presidência da Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 30/01/2014 12h15, última modificação 21/09/2021 11h23

Primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, Tito Zeglin (PDT) assume a presidência da Casa – interinamente, no lugar de Paulo Salamuni (PV) – a partir desta quinta-feira (30). A transmissão do cargo ocorreu nesta manhã, com a presença dos integrantes da Mesa Executiva, Julieta Reis (DEM), segunda vice-presidente; Ailton Araújo (PSC), primeiro-secretário; e Serginho do Posto (PSDB), segundo-secretário.

O primeiro ato oficial como presidente em exercício, Tito Zeglin deferiu o termo de compromisso de posse de Salamuni, tornando-o apto a assumir o cargo de prefeito interino de Curitiba a partir desta sexta-feira (31). Paulo Salamuni fica no cargo até a próxima quarta-feira (5), período em que o prefeito Gustavo Fruet e a vice-prefeita Mirian Gonçalves estarão em viagens oficiais ao exterior.

“É uma satisfação assumir como presidente interino no lugar de Salamuni, porque hoje faz 365 dias que ele assumiu a presidência da Câmara de Curitiba, num momento difícil, de transição. Graças a Deus tudo foi superado: com o trabalho dele, da Comissão Executiva e de todos os demais vereadores”, destacou Tito Zeglin.

“Não deixa de ser uma honra para qualquer cidadão que nasceu ou adotou essa cidade como sua, ser prefeito. Sou nascido aqui, tenho sete mandatos como parlamentar e terei a honra de ser prefeito por cinco dias. É um ato simbólico: a Câmara Municipal vai dirigir a cidade. E pela vontade popular!”, declarou o vereador Paulo Salamuni.

Para os vereadores, a posse de Paulo Salamuni como prefeito é um reflexo da agenda positiva da Câmara de Curitiba e do resgate de sua imagem perante a sociedade. “É um momento histórico, de valorização. Na ausência do prefeito e da vice-prefeita, a Câmara Municipal terá a responsabilidade não só de legislar, mas de administrar a capital”, disse Ailton Araújo. “É a hora do Legislativo apresentar à cidade o melhor dela”, completou Serginho do Posto.

“A oportunidade de um vereador assumir a prefeitura aparece em função da força da população. “Essa experiência faz com que a gente entenda não só as necessidades do povo, mas da cidade como um todo”, complementou Julieta Reis. “A Câmara de Curitiba, com todos os seus problemas, tem moral para assumir a prefeitura. É um valor intangível para os 38 vereadores desta Casa. Não tem preço que pague”, finalizou Paulo Salamuni.

Também presente na reunião de transmissão do cargo, o líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), corroborou o bom momento que vive o Legislativo curitibano. “É uma demonstração de confiança do prefeito Gustavo Fruet a esta Casa”. Salamuni e Tito Zeglin também receberam os cumprimentos dos líderes Helio Wirbiski (PPS) e Chico do Uberaba (PMN).

Salamuni na prefeitura

A cerimônia de transmissão do cargo de prefeito ao vereador Paulo Salamuni será nesta sexta, às 10 horas, no Salão Brasil, da Prefeitura de Curitiba. Como chefe do Executivo, ele participa da sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, na segunda-feira (3), às 9 horas, no plenário. Salamuni será o prefeito interino da capital paranaense até 5 de fevereiro.

Gustavo Fruet comunicou sua ausência do país, em ofício à Câmara de Curitiba, entre 31 e 7 de Fevereiro. Ele estará em Joanesburgo, África do Sul, onde participa do C40, um encontro de 63 prefeitos de megacidades para discutir a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE). As despesas da viagem serão custeadas pela organização do evento.

Ainda conforme o comunicado, a vice-prefeita, Mirian Gonçalves, estará ausente do Brasil entre 1º e 5 e Fevereiro, em visita a Assunção, no Paraguai. Fazem parte da agenda oficial, reuniões com o prefeito Arnaldo Samaniego González; com Raul Baginski, presidente do Fórum de Comércio Brasil-Paraguai, que funciona como uma Câmara de Comércio; e com o primeiro-secretário do Setor de Promoção Social e Turismo da Embaixada do Brasil no Paraguai, Carlos Santana.