Perfil: Tico Kuzma vence a eleição e presidirá a CMC até 2022

por José Lázaro Jr. — publicado 02/01/2021 16h05, última modificação 02/01/2021 16h59
Aos 49 anos de idade e no 5º mandato consecutivo, ele foi eleito por unanimidade.
Perfil: Tico Kuzma vence a eleição e presidirá a CMC até 2022

Formado em Administração, é a 3ª vez que Kuzma participará da Mesa Diretora da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Exercendo o quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o vereador Tico Kuzma (Pros) foi eleito presidente da CMC para o biênio 2021-2022 neste sábado (2). Nascido em 1971, ele ingressou no Legislativo em 2005 e, nesses 17 anos de trabalho parlamentar, será a terceira vez dele na Mesa Diretora da CMC. Kuzma foi 2º vice-presidente no biênio 2011-2012 e 1º vice-presidente no biênio 2017-2018.

“Que nós, os 38 vereadores e vereadoras, juntos, possamos continuar aprimorando a gestão da Câmara Municipal, reduzindo os custos, racionalizando os processos e otimizando os serviços prestados à sociedade”, afirmou Tico Kuzma, após sua vitória. O novo presidente é formado em Administração de Empresas e, antes da vida parlamentar, foi representante comercial, motorista de caminhão e empresário do ramo alimentício.

“Teremos uma relação respeitosa e harmoniosa com os outros Poderes. Assim como o prefeito Rafael Greca falou que quer fazer da Prefeitura de Curitiba um novo exemplo para o Brasil e para o mundo, também queremos fazer com que a Câmara Municipal de Curitiba, seus funcionários e seus vereadores e vereadoras sejam exemplo para o país”, adiantou Kuzma. “Temos uma Mesa pluripartidária, com ideologias e pensamentos diferentes, que se une para fortalecer esta instituição”.

Autor de 85 leis municipais, Tico Kuzma tem na sua lista de realizações legislativas a aprovação da Lei Antifumo (2009), a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança Pública (2015) e a lei que determina o recolhimento de carros abandonados (2011), por exemplo. Foi o presidente da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno, que modernizou o processo legislativo, para tornar as sessões plenárias mais dinâmicas e democráticas, e também atualizou o Código de Ética e Decoro Parlamentar.

“Pedimos aos curitibanos que permaneçam confiando nas instituições democráticas e na Câmara Municipal, pois o nosso trabalho é voltado para o bem da cidade. Trabalharemos todos juntos para garantir cada vez mais uma cidade viva e da gente, baseada na sustentabilidade, que conserve e proteja o meio ambiente”, prometeu o novo presidente da CMC.