Sugerida ação contra abandono de animais em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 20/12/2022 17h05, última modificação 20/12/2022 17h35
Os vereadores também aprovaram propostas para a programação natalina e a prevenção de enchentes.
Sugerida ação contra abandono de animais em Curitiba

Campanha Dezembro Verde orienta sobre a guarda responsável de cães e gatos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Três indicações ao Executivo contaram com o apoio do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta semana. Uma das propostas, aprovada nesta terça-feira (20), tem como justificativa a conscientização sobre a guarda responsável de cães e gatos, mote da campanha Dezembro Verde (205.00353.2022).

A ideia é que a região do parque do Passaúna, no bairro Augusta, seja equipada com placas de orientação sobre o crime de abandono de animais e com câmeras de vigilância, coibindo a prática, nas proximidades do parque do Passaúna, no bairro Augusta. A iniciativa é assinada pelo vereador Nori Seto (PP).

“Devido à localização e à presença de grande área verde, o Passaúna tem sido alvo de frequentes abandonos de animais domésticos”, afirma a proposição. “Essa ação seria de grande valia para as atividades do Dezembro Verde, que busca divulgar para a população a guarda responsável.”

Em outra indicação, o Pastor Marciano Alves (Solidariedade) busca ampliar, em 2023, a decoração de Natal da rua XV de Novembro. O vereador pede que também seja contemplada a altura do número 232 ao 618. “Esta medida irá beneficiar toda a economia local, sendo uma sugestão da população, empresários e comerciantes locais”, justifica (205.00352.2022).

Em indicação ao Executivo, aprovada nesta segunda-feira (19), Oscalino do Povo (PP) pede a instalação, “com urgência”, de mais bueiros e galerias ao longo da avenida Henry Ford. Segundo o vereador, a comunidade tem sofrido com enchentes após o início de uma obra na região (205.00351.2022).

“Não há razoabilidade alguma que, após a intervenção deste empreendimento, os moradores sejam submetidos a tais transtornos e a perdas de seus bens, com risco à saúde e à integridade física”, cita a proposição. “É de extrema necessidade a conclusão desta obra, com a solução definitiva para os problemas enfrentados, sob pena de responsabilização objetiva do Município.”

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas. As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.