Solicitadas providências para o trânsito no Fazendinha e CIC

por Assessoria Comunicação publicado 08/05/2013 17h55, última modificação 15/09/2021 11h06

O primeiro secretário da Câmara de Curitiba, vereador Ailton Araújo (PSC) aproveita a promoção da 2ª Semana Internacional de Segurança no Trânsito, que ocorre entre esta segunda-feira (6) e 13 de maio, para recorrer ao tema de segurança no trânsito. Araújo se refere ao “alto índice de acidentes nos cruzamentos da cidade, com foco direcionado para o bairro Fazendinha, entre a avenida Frederico Lambertucci e rua Martins Fontes”.

O parlamentar encaminhou requerimento à prefeitura, pedindo estudos e providências para diminuir as colisões neste cruzamento.  “Enquanto a avenida Lambertucci é via de acesso à rua General Potiguara e desta para a João Bettega, a rua Martins Fontes tem cem por cento de endereços residenciais, registrando intenso movimento de veículos nos horários de pico”, explica. Por sua vez a avenida possui bastante comércio, com estabelecimentos de ensino e ainda uma igreja, no trecho citado pelo secretário da Casa, sendo via de acesso dos bairros Novo Mundo e Portão para o bairro Fazendinha.

No CIC

No bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Ailton Araújo aponta à prefeitura, por meio do requerimento, outro cruzamento crítico que precisa da implantação da sinalização de "placa preferencial", na esquina das ruas Aristóteles Batista de Camargo e Haroldo Maravalhas, na Vila Rose. “Ali os acidentes acontecem por falta de sinalização. Os fatores que incidem sobre as ocorrências são os mesmos do caso anterior”, diz.

O primeiro secretário lembra que a 2ª Semana Internacional de Segurança no Trânsito, que tem o pedestre no foco principal, “é uma excelente oportunidade para que a Setran promova ações de abordagens educativas e fiscalização do trânsito, visando reduzir este tipo de ocorrência”. Para ele, parte da confusão que acontece nos cruzamentos, “depende de maior educação para o trânsito”, reflete Araújo. Ele complementa que a Semana Internacional de Segurança no Trânsito evidencia aos motoristas a necessidade de atenção ao projeto Vida no Trânsito que faz parte de uma ação do governo federal desde 2010, para reduzir lesões e os óbitos no trânsito do país.

“Considerando que a Cidade Industrial de Curitiba, além de ser um dos mais populosos bairros da capital, tem atualmente 95,2 mil veículos cadastrados pelo Detran, a ação de abordagem educativa é essencial para as suas vias”, conclui.