Solenidade homenageia 30 anos de fundação do Grupo Dignidade

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 02/05/2022 14h24, última modificação 02/05/2022 14h24
Sessão solene que marca o aniversário da entidade que atua pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ será nesta quarta-feira (4).
Solenidade homenageia 30 anos de fundação do Grupo Dignidade

Direitos da comunidade LGTBQIA+ são o foco de atuação da entidade que será homenageada pelo Legislativo esta semana. (Foto: Canva)

Organização sem fins lucrativos fundada com o objetivo de defender os direitos da comunidade LGBTQIA+, o Grupo Dignidade será homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na próxima quarta-feira (4), às 19h30. A solenidade marcará o aniversário de 30 anos da entidade e será transmitida pelas redes sociais do Legislativo. 

A iniciativa do evento é da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública – através do requerimento 061.00004.2022. A entidade foi a primeira organização LGBTQIA+ a receber o título de utilidade pública federal em 1997. Suas principais áreas de atuação são a defesa e a promoção dos direitos humanos dessa população, bem como a promoção da sua saúde, com ênfase na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). 

Para a sessão solene, são esperadas as participações de vereadores e vereadoras da cidade; da direção do Grupo Dignidade; de representantes da Prefeitura de Curitiba, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional; do Ministério Público do Paraná (MPPR); e de diversas instituições que também atuam nos direitos LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais e outros grupos e variações de gênero). 

A Comissão de Direitos Humanos da CMC é presidida pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) e tem, como membros, Carol Dartora (PT), vice-presidente; Alexandre Leprevost (Solidariedade); Sargento Tânia Guerreiro (União); e Toninho da Farmácia (União). A sessão solene será transmitida pelas redes sociais do Legislativo –  YouTubeFacebook e Twitter – no dia 4, a partir das 19h30. Clique aqui para saber mais sobre as solenidades já realizadas pela CMC em 2022. 

Outras atividades
Nesta semana, a CMC também promove uma reunião técnica com o projeto Jovens Audefensores, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba. A atividade está agendada para quinta-feira (5), às 14h30, e é de iniciativa de Petruzziello (PP). No mesmo dia, às 19h, será realizada uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho (061.00014.2022). Na ocasião, a vereadora Flávia Francischini (União) irá entregar os diplomas de honra e mérito a trabalhadores indicados pela Central de Trabalhadores Força Trabalhista do Brasil (CFTB).