Solenes celebram 80 anos da Concessionária Slaviero e Grupo JUC

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kummer** — publicado 25/09/2025 17h55, última modificação 25/09/2025 18h14
As solenidades ocorreram no Palácio Rio Branco e contaram com a participação do prefeito Eduardo Pimentel, parlamentares e religiosos.
Solenes celebram 80 anos da Concessionária Slaviero e Grupo JUC

Solenes aconteceram nos dias 23 e 24 de setembro no Palácio Rio Branco da Câmara de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A celebração dos 80 anos da Concessionária Ford Slaviero e a festividade dos 40 anos do Grupo Jovens Unidos a Cristo (JUC) foram as duas sessões solenes realizadas nesta semana pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No dia 23 de setembro, por iniciativa do vereador Tico Kuzma (PSD), a CMC recebeu o prefeito Eduardo Pimentel e demais parlamentares para prestar felicitações à Ford Slaviero. No dia 24, o vereador Sidnei Toaldo (PRD) trouxe lideranças religiosas à Casa, para celebrar o JUC. As solenidades foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal oficial da Câmara no YouTube.

80 anos da Ford Slaviero foram comemorados na Câmara 

Na noite da última terça-feira (23), o vereador Tico Kuzma (PSD) realizou uma sessão solene em homenagem aos 80 anos da Concessionária Ford Slaviero (061.00028.2025). O evento foi realizado no Palácio Rio Branco com transmissão ao vivo pelo YouTube do Legislativo. A comemoração reuniu vereadores da Casa, o prefeito Eduardo Pimentel, o secretário do governo municipal Marcelo Fachinello e representantes da família Slaviero.  

“Há 80 anos, a Ford Slaviero vem construindo uma trajetória marcada por tradição, inovação e qualidade no mercado automotivo de Curitiba e região. Desde 1945, é referência, conquistando a confiança dos clientes por meio de um atendimento diferenciado e do compromisso com a excelência”, discursou Tico Kuzma. O vereador destacou que a empresa é uma agente ativa em políticas de cuidado e inclusão social do Paraná. 

Para o prefeito Eduardo Pimentel, o momento foi de reconhecer os valores de honestidade, trabalho e perseverança da sua família . “Hoje, não estou aqui só como prefeito de Curitiba, estou aqui para reconhecer o trabalho da minha família Slaviero. A emoção de estar aqui é maior ainda. É fundamental isso que está acontecendo aqui hoje, de mostrar para a sociedade a quantidade de emprego e renda que o grupo Slaviero proporciona para a cidade”, disse Eduardo Pimentel. 

Flávio Slaviero discursou na celebração dos 80 anos da Ford Slaviero sobre a importância do trabalho da família na promoção de responsabilidade social e compromisso com o futuro. “Nós temos um legado de trabalho duro que herdamos dos nossos ancestrais. Sabemos que não só no trabalho a nossa família é reconhecida. Também estamos aliados às quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Isso nos permite olhar para o passado com orgulho e para frente com esperança”, completou Flávio Slaviero. 

Em tom de agradecimento, o diretor superintendente da Ford Slaviero Luís Antonio Sebben afirmou que a empresa vai continuar o legado de inovação e empreendedorismo para a cidade de Curitiba. “Nós temos o compromisso e a responsabilidade de continuar fornecendo a nossa cidade a ao nosso estado uma empresa que promova mais empregos, capacitação e gire a economia local. Mais do que números, nós representamos sonhos realizados”, disse Sebben. 

>>> Confira o álbum completo da sessão solene clicando aqui


Solene celebra 40 anos do Grupo Jovens Unidos a Cristo 

Na continuação das solenidades da semana, nesta última quarta-feira (24), o vereador Sidnei Toaldo (PRD) realizou uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do Grupo Jovens Unidos a Cristo (JUC). A celebração aconteceu no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelo YouTube da CMC e contou com a presença de vereadores da Casa, representantes do JUC e padres católicos (061.00032.2025). 

“Hoje, é um motivo de muita alegria, quero dizer que receber vocês aqui hoje para prestar essa homenagem é um motivo de muito orgulho. Eu como católico e seguidor de Cristo sei o quanto vocês são importantes para a comunidade cristã de Curitiba. Meus parabéns, vida longa ao grupo, que essa história continue iluminando vidas e fortalecendo a juventude”, discursou Sidnei Toaldo. 

O fundador do grupo JUC, Evilásio Francisco Pinheiro agradeceu a oportunidade de mostrar a importância do grupo para a comunidade curitibana. “Agradeço o vereador Sidnei por ter nos dado esse momento de mostrar o papel do nosso grupo para as crianças, os jovens e os idosos de Curitiba. Sabemos da importância de ajudarmos o próximo e essa é a nossa essência”, disse Evilásio. 

Em momento de louvor, Osmair do Rocio, levita do grupo JUC, mostrou a forma como o grupo representa um valor sentimental para si. “Nós dedicamos nossas vidas, parte de nossas vidas pelo JUC. Mas, por que?, porque Deus é misericordioso e nos mostra todos os dias como é necessário amarmos o próximo e cuidar da nossa comunidade”, disse Osmair. Seguindo os cânticos, o irmão Iran Gaio disse que além da religião, o grupo preza por fazer as obras sociais em Curitiba. 

Após as orações ministradas por Rafael Marques, representante do JUC, os membros da comunidade cristã receberam os seus certificados de honraria pelos serviços prestados ao município. Confira os homenageados: Alexandre Gonçalves, Carlos Eduardo Mainardes Souza, Cristiane Say Mayer, Douglas Roberto Pinheiro, Edumar Klasa, Evilásio Francisco Pinheiro Júnior, Gilberto Harder, Gilci Vicini, Glaucia Conceição de Farias, Gleicy Mayer, Grupo J.U.C, Jovens Unidos a Cristo, Lema para um Mundo Melhor, Iran Gaio Junior, Kleber Vantroba, Luis Francisco Klasa, Marcelo Rossi, Osmair do Rocio de Farias, Paróquia Santa Quitéria, Pároco Padre Claudinei Niedzwiecki e Rodrigo Motta.

>>> Confira o álbum completo da sessão solene clicando aqui

 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr. 

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques