Separação do lixo pode gerar desconto no IPTU

por Assessoria Comunicação publicado 22/07/2009 16h45, última modificação 24/06/2021 11h05
No Brasil, a produção de resíduos sólidos vem crescendo consideravelmente e sua destinação ainda não é ambientalmente adequada. São muitos estudos e algumas leis que abordam o gerenciamento desses resíduos, porém são poucas as que incentivam a reciclagem. Curitiba, cidade referência em preservação ambiental devido, principalmente, aos inúmeros parques, áreas verdes preservadas e campanhas educativas, conta, agora, com mais um projeto que visa estimular ainda mais a separação dos resíduos. A proposta é do vereador Paulo Frote (PSDB), que prevê desconto no IPTU às famílias que contribuírem para separação. “Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e honrar o título de cidade ecológica”, diz.
Segundo Frote, grande parte dos materiais que vão para o lixo deveria ser reciclada. “Tendo em vista o tempo de decomposição natural de alguns materiais como plástico, vidro, lata, alumínio, que variam de 100 a 5 mil anos, como no caso dos vidros, é necessário desenvolver consciência ambientalista e melhorar a qualidade de vida, principalmente das futuras gerações. Porém, é necessário o engajamento da população”, destacou, ressaltando que “esta é uma ação simples e de grande valor.”
Selo verde
De acordo com os critérios estabelecidos no documento, além de conceder descontos tributários, o imóvel receberá um selo verde, identificando o proprietário como amigo do meio ambiente. Caso aprovado e sancionado pelo prefeito, o projeto irá contribuir com os catadores, agilizar o sistema de coleta seletiva e reduzir despesas ao município, representando, ainda, relevante ganho ambiental para a cidade.