Seminário na Câmara homenageia mulheres

por Assessoria Comunicação publicado 01/03/2005 16h55, última modificação 19/05/2021 16h29
A Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba está promovendo o seminário “Reconhecimento e valorização da mulher” no Auditório do Anexo II. “O século XX foi das mulheres, quando todas as mudanças aconteceram. O papel social da mulher foi revisto, com a busca da identidade feminina no espaço produtivo”. A opinião é da secretária Municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, que participou do seminário abordando o tema “A participação feminina na educação”. As discussões, atendendo pedido do vereador Valdenir Dias (PL), presidente da Comissão, começaram nesta terça-feira (1º) e se estendem até esta quarta (2).
A secretária apontou o crescimento da atuação das mulheres através de dados do IBGE. Segundo Eleonora Fruet, as pesquisas mostram que em 1992, 39,4% das mulheres estavam no mercado de trabalho contra 42,50% em 2001. Os dados mostram, também, o aumento no percentual das mulheres chefes de família de 19,3% em 1992 para 25% em 2002. “É no setor terciário que as mulheres têm maior espaço e inserção: representam 65% do mercado de serviços. Tivemos avanços no século passado, inclusive no Código Civil, mas a ocupação de altos postos de trabalho ainda é bastante reduzida, apesar da mulher ter em média 11 anos a mais de escolaridade do que o homem. Diversos são os motivos, que vão desde a opção da mulher, passando pela cultura machista. Mitos construídos ao longo das décadas foram, paulatinamente, quebrados”, afirmou Eleonora Fruet.
Justiça nos bairro
Para a juíza da Vara de Família de Curitiba, Joeci Machado Camargo, é “urgente fortalecer a mulher no mercado de trabalho. E como não poderia deixar de ser, o Judiciário não poderia ficar isolado. Estamos prestando nossa contribuição através do programa “Justiça nos bairros” voltado para a população carente em conjunto com os governos estadual, municipal, Hospital Erasto Gaertner, Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Univeridade Tuiuti. Estamos devolvendo às famílias a sua dignidade”, afirmou a juíza.
Segundo a juíza Joeci Camargo, nesse trabalho realizado aos sábados nas ruas da Cidadania, atendendo cerca de 2 mil pessoas, são feitas audiências conciliatórias, carteiras de identidade, além de prestar orientações às famílias resolvendo os mais diversos problemas, identificados por assistentes sociais.
Participação
A mesa do seminário foi composta pelos vereadores Valdenir Dias (PTB), Jair Cézar (PTB), Roseli Isidoro (PT), Professora Josete (PT), Dona Lourdes (PSB), Julieta Reis (PFL), Nely Almeida (PSDB) e coordenada pela advogada Lúcia Maria Beloni Correia Dias. O evento contou com a presença de diversos vereadores e segmentos da sociedade representados por mulheres. Para o presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, vereador, Valdenir Dias, o objetivo do seminário é “prestar homenagens às mulheres que fazem parte de diversas categorias profissionais, pois são elas que respondem pelo desenvolvimento do país”, afirmou.