Seminário abordará resíduos sólidos urbanos

por Assessoria Comunicação publicado 06/09/2007 17h55, última modificação 17/06/2021 09h36
Representantes dos Ministério Público, Ministério do Meio Ambiente, secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) vão ministrar palestras na Câmara de Curitiba. Será no Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos, no próximo dia 20, proposto pela Comissão de Urbanismo e Obras Públicas. O evento será no auditório do Anexo II e a presidente da comissão, vereadora Roseli Isidoro (PT), adianta que as inscrições são gratuitas e limitadas. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3350.4681.
A idéia é “discutir técnicas úteis e necessárias para solucionar, de maneira racional e sustentável, os problemas gerados pelos resíduos sólidos”. Roseli Isidoro esclarece que o seminário proporcionará aos gestores municipais, iniciativa privada, entidades ligadas ao meio ambiente e estudantes da área de educação subsídios para gerenciar e implementar programas de resíduos sólidos. “A informação aliada à educação gera respostas surpreendentes capazes de contribuir para o desenvolvimento e equilíbrio social", ressalta
Programação
A solenidade de abertura dos trabalhos será às 8h. Às 8h45, haverá apresentação do diagnóstico atual dos programas de resíduos sólidos no Brasil e de como estão sendo implementadas as novas tecnologias, pelo diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silverio da Costa. A explanação sobre a gestão integrada a partir da Lei do Consórcio Metropolitano de Resíduos Sólidos, a mais esperada pela Comissão, terá inicio às 9h15, por representantes da Assomec e SMMA. Em seguida, às 9h50, Laerty Dudas, coordenador estadual de Resíduos Sólidos da SEMA, abordará experiências na gestão, tratamento e destinação de resíduos sólidos.
O tema será retomado a partir das 14h, em mesa de debates. Além de Roseli Isidoro, a Comissão de Urbanismo é formada pelos vereadores Jorge Bernardi (PDT), Serginho do Posto (PSDB), Custódio da Silva (PR) e Felipe Braga Côrtes (sem partido).