Semana Plena Saúde realiza exames preventivos de câncer de pele

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2012 17h15, última modificação 09/09/2021 10h23
O exame preventivo de câncer de pele foi ofertado, nesta quinta-feira (22), na Semana Plena Saúde, evento anual promovido pela Câmara de Curitiba. Realizada pela médica Camilla Barbieri Bolzani Arana, recém-admitida no quadro próprio da instituição, a prática é a novidade da edição 2012 do evento, realizado há quatro anos pelo Setor de Medicina e Saúde Ocupacional. Foram atendidas 48 pessoas, entre vereadores e servidores da Casa.
O câncer de pele ainda é o tumor que mais atinge os brasileiros, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos, conforme levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame clínico consiste na procura de lesões suspeitas no corpo do paciente, especialmente nas áreas mais comumente expostas ao sol, como os braços e cabeça. Manchas, pintas ou outras marcas na pele, que cocem, descamem ou sangrem ocasionalmente, por exemplo, merecem mais atenção.
A médica da Câmara explica que o câncer de pele pode ser do tipo carcinoma, com grande índice de cura, e melanoma, mais grave. As primeiras lesões atingem geralmente os idosos, devido à exposição crônica ao sol. Já as segundas são mais relacionadas a queimaduras de sol, principalmente na infância, e podem incidir sobre os jovens. O melanoma também aparece em áreas não expostas à radiação e as metástases são mais frequentes.
Camilla Arana chama a atenção para a importância do filtro solar. Em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço e braços, o uso deve ser diário, e ainda evita rugas e manchas. O ideal é reaplicar o produto a cada quatro horas. Mas na praia e na piscina, por exemplo, a atenção deve ser redobrada, com o intervalo de aplicação a cada duas horas ou ao suar e sair da água. “A Semana Plena Saúde é importante para lembrar às pessoas que elas têm que se cuidar, mobilizá-las em torno da saúde. O resultado sempre é positivo”, avalia.
A expectativa, de acordo com ela, é que os exames preventivos de câncer sejam realizados anualmente. A doutora destaca a importância do autoexame preventivo, para que faça parte da rotina de todos. “É preciso ter conhecimento do corpo, se olhar no espelho, saber quantas são e onde estão suas pintas, para acompanhá-las”, completa. Ao perceber qualquer alteração, a pessoa deve procurar um médico, de preferência especialista.
Os médicos utilizam a expressão “ABCD do melanoma”, importante no autoexame. O “A” é de assimetria no sinal; o “B”, de bordas irregulares; o “C, de cor”, devido à tonalidade da lesão, e o “D” corresponde à dimensão, geralmente maior.
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, que chega à 14ª edição, ocorre em 24 de novembro. Voluntários vão realizar exames gratuitos em diversos municípios brasileiros, inclusive Curitiba. O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) traz mais informações sobre a programação, como os postos de atendimento, e o câncer de pele, dentre outras doenças.