Semana do Controle Interno começa com palestra do secretário da CGE

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 23/11/2022 09h55, última modificação 23/11/2022 10h04
À frente da Controladoria Geral do Estado, o advogado Raul Siqueira é o responsável pela implantação da Política de Compliance do Governo do Paraná.
Semana do Controle Interno começa com palestra do secretário da CGE

Mesa de abertura da 1ª Semana do Controle Interno da CMC no Palácio Rio Branco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

“Se a Câmara Municipal de Curitiba [CMC] implantar quatro dos dez eixos da Política de Compliance que nós criamos no Governo do Paraná, eles já trarão muita ajuda [na prevenção da corrupção]. O primeiro é o suporte à alta administração, que é a base do compliance. O segundo é a gestão de riscos, para identificar as vulnerabilidades. Depois, é garantir a transparência pública e o controle social. Por fim, tem que haver um canal de denúncia, para que possa haver essa conversa anônima e sigilosa”, aconselhou o advogado Raul Siqueira, à frente da Controladoria Geral do Estado (CGE).

Siqueira é o responsável por implantar a Política de Compliance do Governo do Paraná, que fez do Estado o primeiro do país a receber o selo diamante no Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), ao atingir 98,51% no Radar da Transparência elaborado pela Atricon. Ele foi o convidado da CMC para inaugurar a 1ª Semana de Controle Interno da CMC, que teve o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), o controlador da CMC, Tiago Przysiada, e o diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa, na mesa de abertura. Os vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da CMC, Flávia Francischini (União), 1ª secretária, e Mauro Bobato (Pode) participaram da atividade.

“Quero parabenizar a CMC pela proposta inovadora da Semana de Controle Interno”, elogiou Raul Siqueira, destacando que, para o aculturamento do compliance, “é muito importante a união da gestão, até porque o controle interno é a última linha de defesa da administração”. “Compliance é política de integridade e de conformidade, mas vai muito além disso. Significa a ética, a probidade, agir de forma correta em todos os atos da sua atividade profissional”, exemplificou o secretário da CGE. Ele relatou que a Controladoria do Estado recebe em média 2 mil comunicações por dia na Ouvidoria, que são classificadas para que denúncias embasadas tenham prioridade na atenção do órgão.

“Eu tenho o desejo de viver até os 100 anos de idade, mas para que isso aconteça eu preciso praticar atividade física constante, reeducar a minha alimentação, se eu for tabagista preciso parar de fumar, além de dormir oito horas por dia. Para o compliance funcionar, a lógica é a mesma: eu preciso estabelecer diretrizes e ferramentas voltadas para a administração ética e íntegra, nos preceitos da verdade”, disse Raul Siqueira. Na palestra, que está disponível online no YouTube da CMC (veja aqui).

Na palestra, o controlador-geral do Estado explicou como funciona o sistema de dez pilares do compliance do Governo do Paraná (suporte à alta administração, avaliação de riscos, controles internos, código de ética e conduta, transparência e controle social, treinamento e comunicação, canais de denúncia, investigações internas, due diligence, auditoria e monitoramento, reteste). “Quanto mais formos preventivos, menor será a nossa necessidade de reação”, alertou Siqueira, reforçando que os colaboradores devem estar em constante aprimoramento para o sucesso das iniciativas de compliance.                

Programa da CMC
Nesta sexta-feira (25), às 14h, em cerimônia no Gabinete da Presidência, haverá a assinatura da portaria que cria o Programa Integridade e Conformidade da CMC, cuja execução ficará a cargo da Controladoria da Câmara (Conlegis). Para a 1ª Semana do Controle Interno, foi criado um hotsite com a explicação dos pontos centrais sobre o tema, com divulgação de vídeos, produzidos pela Diretoria de Comunicação Social, em parceria com a Conlegis, para falar mais sobre o controle interno e a atuação da Controladoria. Ao fim da programação, os servidores e vereadores poderão responder a um quiz e participar do sorteio de um curso de capacitação.