Selo marca 50 anos do Conselho de Farmácia

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2010 19h30, última modificação 01/07/2021 09h33
Um selo comemorativo aos 50 anos do Conselho Regional de Farmácia do Paraná será lançado na Câmara de Curitiba no próximo dia 24, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios. O primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), já está com horário especial aprovado durante esta sessão, para receber os representantes.
O lançamento é uma homenagem ao meio século de trabalho do CRF-PR  em prol da ética no exercício da profissão farmacêutica, que será completado em 2011. A entidade  tem como principal conquista, de acordo com seus dados,  a permanência obrigatória de um farmacêutico em 98% dos estabelecimentos do setor no Paraná e vem zelando pelo constante investimento na educação continuada destes profissionais.
Além deste ato solene, Tito Zeglin indicou o CRF para receber o prêmio Mérito de Saúde em março de 2011, durante os festejos de aniversário de Curitiba. “São símbolos de reconhecimento público que a entidade  faz  por merecer na importante atuação em favor da moralização da profissão e proteção à nossa sociedade”, justifica o parlamentar. Zeglin é autor de lei  que visa conscientizar a população sobre os riscos da automedicação.  Na época da votação, ele acatou  sugestão da entidade e apresentou emenda, para alertar o consumidor sobre a importância de procurar pelo farmacêutico no momento da compra de qualquer medicamento. “A contribuição foi muito valiosa para ampliar e reforçar o objetivo da lei”, disse o vereador, explicando que “o consumidor precisa ter certeza absoluta de que o medicamento adquirido é o adequado para sua saúde.” O CRF orienta que “mesmo a compra de medicamentos classificados como isentos de prescrição médica deve ter a orientação de um farmacêutico, para evitar o perigo dos efeitos colaterais.”
Princípios
Desde a fundação, o CRF-9 (que abrange os Estados do Paraná e Santa Catarina) segue os princípios da ética profissional, colocando o serviço do farmacêutico em relação direta com a promoção, proteção e recuperação da saúde do ser humano, individual ou coletiva. Zela pelo perfeito desempenho ético de estabelecimentos comerciais e se empenha em sempre melhorar as condições dos padrões farmacêuticos. Está também atento à educação sanitária e à legislação referente à saúde.
O lançamento do selo comemorativo “coroa”, segundo Tito Zeglin, a mobilização de toda uma categoria profissional e “é um  fato histórico  de permanente  valorização e reconhecimento  que a  Empresa Brasileira dos Correios difunde  pelo país e no exterior”.  A história da filatelia conta que os primeiros selos comemorativos foram emitidos em 1900 para o 4º Centenário do Descobrimento do Brasil. O primeiro carimbo comemorativo apareceu em 1904, em Curitiba, durante a "Exposição do Paraná", evento que comemorou os 50 anos da emancipação política do Estado. Assim como esses, o cinquentenário do Conselho Regional de Farmácia se integra aos critérios da autarquia para concessão do símbolo.