Furtos nos CMEIs, e-mail da Arteris e mais notas do dia 24 de maio

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati*, Ricardo Marques — publicado 24/05/2023 14h55, última modificação 24/05/2023 15h12
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Furtos nos CMEIs, e-mail da Arteris e mais notas do dia 24 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 24 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Segurança*
Ezequias Barros (PMB) reclamou hoje da falta de segurança em algumas escolas municipais de Curitiba. “Furtos têm acontecido nos CMEIs, o que tem prejudicado o funcionamento dos estabelecimentos”, relatou Ezequias. O parlamentar disse que buscou a Guarda Municipal, para que as câmeras da Muralha Digital sejam usadas para prevenir esses crimes.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

BR-116*
A falta de resposta da empresa Arteris, concessionária de um trecho urbano da BR-116, a um e-mail da Prefeitura de Curitiba indignou o vereador Ezequias Barros nesta quarta-feira. “O município não conseguia realizar uma obra de acesso, pois a concessionária não respondia a um simples e-mail”, relatou. “Esse tipo de situação não pode acontecer. Temos que voltar a discutir essas permissões e concessões”, finalizou.

Viaduto*
João da 5 Irmãos (União) trouxe para o plenário o questionamento feito pela população sobre as obras do viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha, no bairro Alto Boqueirão. “Recebi da prefeitura a resposta de que a obra de reforço estrutural está em processo de licitação. E uma nova construção será feita ao lado do viaduto existente”, informou.

Erosão*
Um problema de drenagem na passagem de uma linha férrea, no bairro Cajuru, foi alvo de comentário de João da 5 Irmãos. “Acionamos o diretor do distrito de manutenção urbana da regional, o João Dallabona, que prontamente nos atendeu para solucionar o problema”, disse. O vereador aproveitou para elogiar o servidor público: “nosso papel é fazer a ponte com o executivo para que os problemas sejam solucionados”, finalizou.

Agradecimento*
Toninho da Farmácia (União) usou a tribuna da CMC para agradecer o apoio do secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues, na busca de soluções para problemas no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “Informei ao secretário um problema de erosão no local, que estava prejudicando a passagem de alunos das escolas da região. Prontamente, fui atendido e o problema já está solucionado”, elogiou Toninho, que também destacou obras de contenção de enchentes no rio Barigui.

PSD Mulher*
Jornalista Márcio Barros (PSD) utilizou a tribuna do plenário para destacar o evento do PSD Mulher realizado na última terça-feira (23). “Este encontro tinha como objetivo o aumento da participação feminina na política de Curitiba e em todas as cidades do estado do Paraná”, disse. Estiveram presentes os vereadores Tico Kuzma (PSD), Rodrigo Braga Reis (União) e Osias Moraes (Republicanos).

Enchentes*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), o vereador Marcos Vieira (PDT) pergunta sobre a existência de planos para a contenção das cheias no rio Barigui (062.00377.2023).

Unidades de Saúde*
O vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretaria Municipal de Saúde acerca da quantidade de profissionais que, atualmente, prestam atendimento na Unidade de Saúde do Osternack. O parlamentar alega ter recebido relatos de que não tem havido substituição dos profissionais afastados e aposentados (062.00378.2023).

Arrecadação*
Noemia Rocha (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre os procedimentos fiscais relativos à cobrança do Imposto Sobre Serviços  (ISS), sobre certidões de dívida ativa e sobre contribuintes. O pedido de informações tem por base o estudo e a adoção de medidas que busquem racionalidade e eficiência na arrecadação fiscal (062.00379.2023).

Zoológico*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Professor Euler (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o número de visitantes no Zoológico de 2022 a 2023. O parlamentar questiona os custos de manutenção, conservação e readequação da estrutura do equipamento público (062.00380.2023).

Aeroporto e EstaR*
Dois requerimentos de Marcelo Fachinello (PSC) fazem questionamentos à Urbanização de Curitiba (Urbs). O primeiro sobre as linhas de ônibus que atendem o trajeto de Curitiba ao Aeroporto Internacional Afonso Pena (062.00382.2023); e o segundo questiona as demarcações de vagas relativas ao estacionamento regulamentado (EstaR) no município (062.00381.2023).

Política Pública*
Requerimento da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) faz questionamentos à Secretária Municipal de Saúde sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT em Curitiba. A vereadora pede, ainda, esclarecimentos sobre as medidas adotadas para a capacitação de profissionais e de equipes que integram a rede do SUS para o atendimento da população LGBT (062.00384.2023).

Obras*
Informações sobre o andamento do projeto de construção da ponte sobre o Rio Iguaçu, na estrada do ganchinho, fazem parte do pedido do vereador Marcos Vieira (PDT) ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc). O vereador alega ter recebido reclamações da comunidade local e que as obras são essenciais para a mobilidade na região (062.00383.2023).

Audiência na Alep
Os vereadores foram convidados a participar de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quinta (25), promovida pela deputada estadual Ana Júlia (PT) e pela vereadora Professora Josete (PT), sobre Atendimento Educacional Especializado. Ela será realizada às 14h30 no auditório da Alep.

Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente Marcelo Fachinello (PSC), de Helena Bertoco, prefeita de Cruzeiro do Oeste (PR). Ela estava acompanhada da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Francielle Carvalho, e de Julia Tinelli, assessora de imprensa. Elas foram recepcionadas pela vereadora Noemia Rocha (MDB).

Relatório da Saúde
O presidente da Comissão de Saúde, Alexandre Leprevost (Solidariedade) anunciou que a prestação de contas quadrimestral do SUS em Curitiba, elaborada pelo Executivo, já foi encaminhada aos vereadores. A audiência pública com a Secretaria Municipal de Saúde está agendada para a próxima terça-feira (30).

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Mauro Ignácio (União), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Mareliz Teresa Gai, ex-diretora do Colégio Imaculada Conceição, em Santa Felicidade.


*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati, junto ao redator Ricardo Marques
Supervisão do estágio: Alex Gruba